quant
Fique ligado

Ano 2010

S. Mamede do Coronado levou artistas da terra à ExpoTrofa

Publicado

em

Fados e música ligeira marcaram animação do dia de S. Mamede na ExpoTrofa.

S. Mamede do Coronado abriu o primeiro domingo de ExpoTrofa com um périplo do grupo de Zés Pereira “Juventude em Força”, daquela freguesia, pelo Parque Nossa Senhora das Dores.

A noite começou com uma sessão de fados protagonizada por fadistas da terra, seguindo-se a actuação de João Pedro Machado, que interpretou música ligeira portuguesa. José Ferreira, presidente da Junta de Freguesia, garantiu que os artistas representam S. Mamede do Coronado “ao mais alto nível”.

Esta foi a primeira vez que José Ferreira viveu a ExpoTrofa na qualidade de presidente da Junta e garantiu que fez “o melhor possível”. No stand destinado às freguesias, S. Mamede do Coronado apresentou algumas das actividades que são desenvolvidas na freguesia e também um pouco da história mamedense.
José Ferreira assumiu que a arte sacra “não tem tido apoio, dinamismo, conhecimento ou projecção” merecidas. O executivo da junta pretende “devolver alguma dignidade à arte sacra, concretamente com a atribuição do título de capital da arte sacra à freguesia, o que vai obrigar a criar uma rota de arte sacra, que percorrerá todos os santeiros actuais”.
S. Mamede do Coronado é a freguesias mais distante da sede do concelho e “não tem muito para oferecer”, lamenta o presidente de Junta. “Existem necessidades que já deveriam estar resolvidas”: Melhorar a qualidade da rede viária, a construção de uma casa mortuária e a conclusão da rede de água e saneamento. Esta é a convicção de José Ferreira que não quer, contudo, esquecer o carácter rural da freguesia. O objectivo do autarca é preservar a ruralidade, “aliada a algum dinamismo que ainda não existe”.
Na ExpoTrofa 2010, S. Mamede do Coronado está representada no artesanato, com a presença de um atelier de arte sacra, e artesão mamedenses que produzem bordados e brinquedos artesanais. “O certame tem ganho alguma qualidade e consistência e isso tem-se reflectido nas empresas e nos artesãos que têm participado”, asseverou o autarca, durante a entrevista exclusiva ao NT/TrofaTv.
Continuar a ler...
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Ano 2010

Tradição de porta em porta

Publicado

em

Por


O Rancho Etnográfico de Santiago de Bougado mantém viva, ano após ano, a tradição de cantar as janeiras de porta em porta, levando o folclore da região a todas as casas.

(mais…)

Continuar a ler...

Ano 2010

Arte em quatro rodas

Publicado

em

Por

Francisco Maia tem uma oficina de restauro diferente: recupera automóveis antigos há mais de 20 anos.

(mais…)

Continuar a ler...
EuroRegião Talks

Inscrições EuroRegião Talks

Edição Papel

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

 

arquivo

Neste dia foi notícia...

Ver mais...

Covid-19

Pode ler também