Prova de BTT “Rota da Arte Sacra” arranca no domingo, de S. Mamede do Coronado, pelas 9.30 horas. Iniciativa pretende angariar fundos para S. Mamede ConVida.

O nome da primeira iniciativa do Banco Local de Voluntariado (BLV) de S. Mamede do Coronado não podia condizer melhor com a identidade da freguesia. À prova de BTT, que se realiza no domingo, a partir das 9.30 horas, a organização chamou “Rota da Arte Sacra”.

Esta é “a primeira de muitas iniciativas” que a Junta de Freguesia, em articulação com o BLV, está a levar a cabo para angariar fundos para promover o S. Mamede ConVida, que se trata de uma feira de exposições, na qual também há animação e cuja primeira edição aconteceu em 2011. “Com todas as restrições financeiras que vivemos, a Junta de Freguesia não dispõe de verbas próprias para esse fim e com este tipo de atividades podemos reunir algum dinheiro para reverter para o S. Mamede ConVida”, explicou José Ferreira, presidente do executivo mamedense.

Para a “Rota da Arte Sacra” estão inscritas “cerca de 150 pessoas”, um número que já eleva as expectativas quanto ao sucesso da atividade, sublinhou o autarca. “Como primeira iniciativa do género, não esperávamos uma participação em massa. Mas estou convencido que será a primeira de muitas atividades, pois está devidamente organizada. Vai ser uma mais-valia para a freguesia e vai dignificar S. Mamede do Coronado”. 

A atividade de BTT tem como organizadores a Junta de Freguesia e o BLV. O último nasceu, recentemente, da intenção do executivo em “envolver a comunidade nas atividades”, tornandoa “parte ativa” da vida de S. Mamede. Através do Banco, as pessoas “podem colocar ideias e a Junta, por sua vez, aproveitar as suas valências e trabalhar com gente da freguesia para a freguesia”. Os voluntários inscritos “são maioritariamente jovens”, apesar de já haver “uma fatia significativa de pessoas mais maduras, que gostaram do projeto”, salvaguardou José Ferreira.

 {fcomment}