quant
Fique ligado

Edição 563

Rota da Água com a APVC

Avatar

Publicado

em

“Celebrar o património da Água e o voluntariado ambiental”. É este o objetivo da terceira edição da Rota da Água, que a Associação para a Proteção do Vale do Coronado (APVC) vai promover no domingo, 13 de março. A caminhada tem início pelas 9 horas, na Igreja de S. Mamede do Coronado e tem também como meta angariar fundos para as festas do Divino Espírito Santo. Ao longo de dez quilómetros, os participantes vão “(re)conhecer poças, tanques, levadas, fontes e muito mais”, contando ainda com a ajuda de André Tomé Ribeiro, presidente da APVC e arqueólogo, que vai ministrar curtas palestras ao longo do percurso sobre património biodiversidade e mundo rural.
A inscrição é feita no dia e local do evento (Igreja de S. Mamede do Coronado) e tem o custo de três euros, que serão integralmente doados à comissão de festas do Divino Espírito Santo. Os interessados podem fazer pré-inscrição, enviando os dados para o email valedocoronado@gmail.com.
A organização aconselha os participantes a munirem-se de calçado apropriado (botas), de vestuário leve e, caso chova, de impermeável. Podem ainda levar máquina fotográfica ou de vídeo, binóculos e vara de caminhante.
“No âmbito dos antigos sistemas de contenção e distribuição de água tradicionais do Coronado, a APVC tem realizado diversas ações de voluntariado ambiental (identificação, limpeza e manutenção), para que estas estruturas, aos poucos, possam recuperar a sua função: retenção de água para rega, gestão de cheias, ecossistema, paisagem e memória do passado. Dali, as águas correm para o Ribeiro da Mamoa e depois para o Rio Leça”, informou fonte da associação.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...