quant
Fique ligado

Edição 466

Roadshow ISEP leva experiências à Fábrica de Santo Thyrso

Avatar

Publicado

em

 

O concelho de Santo Tirso é a primeira paragem da mostra tecnológica promovida pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto, entre os dias 27 e 30 de março.

“Engenharia na Fábrica” é o nome da iniciativa que o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), em parceria com a Câmara Municipal de Santo Tirso, vai organizar na Fábrica de Santo Thyrso, entre esta quinta-feira e domingo, 30 de março. Trata-se de “uma mostra tecnológica” dirigida a candidatos ao Ensino Superior e às suas famílias, escolas e empresas, onde o ISEP apresenta “as 11 licenciaturas, além da investigação produzida no Instituto”.

Publicidade

Esta será a “primeira” das várias paragens que o ISEP vai fazer para “mostrar e proporcionar experiências em Engenharia”, numa altura em que “se aproxima a hora de decidir a área académica que os alunos do 9º ao 12º ano pretendem seguir”.

“Construir a ponte de esparguete mais resistente, interagir com um sistema de levitação que permite levantar objetos e manipulá-los no ar, aplicar modelos matemáticos em casos reais, utilizar aplicações (apps) diversas orientadas às redes sociais, lazer, serviços e domótica, participar em atividades para perceber a aplicabilidade da Física na Engenharia, responder a desafios surpresa que ajudam a conhecer e a treinar características pessoais importantes para o sucesso profissional são algumas das experiências que esperam os alunos”, avançou fonte da autarquia.

Para o presidente do ISEP, João Rocha, “numa altura em que os jovens parecem estar a passar por uma crise vocacional e a possibilidade do desemprego é um dos grandes receios, estas iniciativas tornam-se ainda mais importantes”, sendo preciso “mostrar e demonstrar aos jovens o que é a Engenharia e o que podem fazer no futuro com as competências que adquirem com um percurso no ISEP”.

Já Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, considera “fundamental dar a conhecer e, sobretudo, a experimentar as oportunidades do Ensino Superior, neste caso particular da Engenharia”.

Paralelamente à “Engenharia na Fábrica”, o ISEP e a Câmara Municipal de Santo Tirso prepararam um momento de animação cultural e lúdico para os visitantes: atuação de tunas, espetáculo de bandas musicais jovens, animação para crianças e demonstrações desportivas. Conheça o programa completo através do sítio www.cm-stirso.pt.

 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...