quant
Fique ligado

Ano 2010

Rezar nas ruas de Guidões

Avatar

Publicado

em


LIAM (Liga Intensificadora da Acção Missionária) de Guidões terminou o Terço Missionário com uma procissão pelas ruas da freguesia.

Domingo amanheceu chuvoso e assim continuou durante o resto do dia. Eram cerca das 20.30 horas quando as primeiras pessoas chegaram a medo ao largo da Rua Fernando Pessoa, em Vilar, Guidões, para participar na procissão de encerramento do Terço Missionário, actividade organizada pelo núcleo da LIAM (Liga Intensificadora da Acção Missionária) local. O mau tempo pode ter assustado alguns, mas, momentos antes de começar a procissão, a chuva cessou, o vento acalmou e o tempo assim se manteve até ao final da iniciativa. Mais de uma centena de pessoas partiu em direcção à Igreja, rezando e cantando, iluminada pelas velas que seguravam nas mãos.

Ao longo de todo o mês de Outubro, a LIAM levou a oração “aos quatro cantos da freguesia”, com o Terço Missionário, que foi rezado uma semana em cada lugar de Guidões. Para assinalar o encerramento da actividade, o grupo preparou a procissão. José Moreira, presidente do núcleo, explicou que a ideia surgiu “inserida no convite de D. Manuel Clemente, bispo do Porto, para assinalar a Missão 2010, indo ao encontro das pessoas”. “Inicialmente o objectivo era rezar o terço apenas uma vez por semana em cada lugar, mas o padre Ramos sugeriu que fosse todos os dias e nós concordamos”, esclareceu. A iniciativa foi bem aceite pela população que, para além de participar todos os dias, ainda se prontificou a ajudar no que fosse preciso.

José Ramos, pároco de Guidões, marcou presença uma vez por semana no Terço Missionário e conduziu a procissão de domingo, reconhecendo que “foi interessante ver a participação das pessoas ao longo de todo o mês”. No entanto, o padre descarta qualquer responsabilidade pela iniciativa: “Não tem nada a ver com o padre. É uma questão de tomar a iniciativa e as pessoas aparecem, tal como aconteceu com os cortejos”. O pároco explicou que a ideia de levar a oração às pessoas vem “relembrar que todos são peregrinos com Cristo e por isso, nos caminhos da História, todos são missionários e testemunhas de Jesus Cristo”. “Ao realizar o Terço Missionário nos diferentes lugares da freguesia, fomos percorrendo os seus caminhos, caminhando com Cristo, que age por exemplo de Maria”, acrescentou. José Ramos acredita que a LIAM pode assinalar todos os anos o mês missionário de forma “diferente e criativa”.

Depois de aquecer o espírito, os fiéis puderam aquecer o corpo com uma chávena de chá quente servido pelo grupo.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...