quant
Fique ligado

Ano 2010

“Retratos de Escritores” por Emerenciano

Avatar

Publicado

em

 

Os “Retratos de Escritores da comunidade de leitores” vão estar em exposição a partir do dia 10 de Setembro no Centro Cultural de Vila das Aves.

Jorge Amado, Eugénio de Andrade, Luandino Vieira e Fernando Pessoa são alguns dos escritores que surgem retratados por Emerenciano num encontro entre a escrita (também ela visual) e a pintura. Esta exposição estará patente de 10 de Setembro a 5 de Novembro de 2010, no Centro Cultural de Vila das Aves.

“Retratos de Escritores da comunidade de leitores. Pintura de Emerenciano e texto de António Oliveira” tem como ponto de partida os diferentes autores nacionais e estrangeiros que estiveram em destaque ao longo das várias sessões da Comunidade de Leitores, realizadas entre 12 de Janeiro e 22 de Junho deste ano.

António Oliveira, a propósito do trabalho desenvolvido por Emerenciano, refere que “a contribuição do artista plástico, através dos retratos, possibilitou que o seu toque pessoal se assumisse, pelo que se salienta aqui o valor estilístico e expressivo da pintura”.

Emerenciano é natural de Ovar (1946), licenciado em Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, cidade onde trabalha e reside actualmente. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, instituição que lhe concedeu ainda um subsídio de pós-graduação. Desde finais dos anos 60 que participa com regularidade em exposições colectivas, realizadas dentro e fora do país, contando também com várias mostras individuais.

A partir de 1973 define por aproximação à escrita a sua pintura, título de uma exposição individual que realiza na Galeria Módulo em 1979, a primeira que realiza na cidade do Porto, de um percurso orientado pela motivação da escrita como um propósito, sem desejar ultrapassar a fronteira que separa as imagens das palavras. A escrita é representada.

Emerenciano é igualmente presença regular em exposições internacionais de Arte-Postal e de Poesia Experimental, desenvolvendo trabalhos próximos da poética dos correios, em atenção ao selo, bilhete-postal e carimbo. Ilustrou livros de poesia de autores alheios, mas também os seus próprios poemas, publicando, entre outras, as obras A Mão Tingida Sobre o Espelho e Chão Prisão do Mundo (1998, Afrontamento), Idades das Idades (2001, Edições Caixotim), Assimetria do Ser (2005, Afrontamento) e Impura Atitude (2006, Afrontamento), álbum de desenhos com texto do autor.

O seu nome está também incluído no Dicionário de Personalidades Portuenses editado por ocasião da Porto Capital Europeia da Cultura (2001, Porto Editora). O pintor está representado em diversas colecções de arte públicas e privadas, nomeadamente do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, da Câmara Municipal de Oeiras, da Caixa Geral de Depósitos, da Associação Empresarial de Portugal, da Câmara Municipal de Ovar e da Câmara Municipal de Pernik (Bulgária), entre outras.

A exposição a realizar em Vila das Aves junta-se ao extenso número de mostras realizadas individualmente, cujas mais recentes tiveram lugar no Centro Cultural de Cascais e em Espinho, esta última no âmbito do CINANIMA (Festival Internacional de Animação de Espinho), ambas realizadas em 2009.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...