quant
Fique ligado

Ano 2010

Recordar o Ultramar em convívio

Avatar

Publicado

em

Grupo de ex-combatentes do Ultramar reuniu-se na Trofa, no Dia de Portugal, para recordar os tempos em que partilharam o campo de combate.

 O Sargento Neves, como é tratado pelos colegas, combateu na Guerra do Ultramar durante 11 anos e garante ter “óptimas recordações desse tempo”. A concentração do dia 10 de Junho juntou na Trofa cerca de 70 combatentes da Base Aérea número 9, que estiveram no Ultramar entre 1970 e 1975, para “renovar as amizades” que nasceram em tempo de guerra. “Criaram-se amizades que resistiram ao longo de toda a vida”, constatou. As famílias também estiveram presentes e, para este ex-combatente da Força Aérea Portuguesa, a sua presença é uma forma de os “recompensar” pelo tempo que estivaram “longe” a combater ao serviço do país.

Publicidade

Promovido há dez anos, este convívio começou com a concentração dos participantes no Parque Nossa Senhora das Dores, às 10.30 horas. Depois de tratar de toda a logística, os ex-combatentes seguiram em caravana até à Igreja Nova, onde foi celebrada a Eucaristia. Francisco Vilaça foi o eleito para organizar o encontro deste ano. “Recordar tempos passados” reveste-se de uma “importância fundamental” para o ex-combatente, que, à semelhança dos colegas, esteve em Angola durante cinco anos.

Tradicionalmente, este convívio realiza-se, sempre, no Dia de Portugal e o local varia conforme a organização, que é eleita no final de cada almoço. Este ano, o convívio teve lugar no restaurante “Os Sousas”, em Santiago de Bougado e, durante a tarde, os ex-combatentes receberam a visita da presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, que se associou ao convívio.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...