quant
Fique ligado

Ano 2007

Rastreios gratuitos na Exposaude

Avatar

Publicado

em

A prevenção primaria serviu de mote para a realização da Exposaúde, um certame que durante quaro dias reuniu no parque Nossa Senhora das Dores 43 stands, nos quais os visitantes tiveram oportunidade de usufruir de rastreios nas mais diversas áreas da saúde.

Esta iniciativa da divisão de Acção Social e Saúde da Câmara Municipal da Trofa, contou com a organização da Associação Internacional de Temperança – AIT, entidade sem fins lucrativos que se dedica à educação para a saúde.

De acordo com Jaime Moreira, vereador responsável por esta indiciativa "a Exposaúde vem trazer aqui à trofa  uma ideia de prevenção primária de algumas doenças para que as pessoas tivessem a possibilidade de detectar pequenos sintomas que ás vezes nos passam despercebidos.

Através deste certame espera-se que os Trofenses consigam adquirir não só conhecimento em termos de alimentação mas também ter um conhecimento técnico do seu estado de saúde e que contribuem para a sua qualidade de vida".

O vereador assegurou ainda que "se a população corresponder e entender que vale a pena, nos estamos cá para corresponder a essa espectativa e a essa necessidade, e para voltar a repetir esta iniciativa", concluiu.

Ao longo de todo o percurso da feira da saúde, os visitantes puderam efectuar testes, analisados individualmente por uma equipa de saúde, composta por médicos e enfermeiros.

Os visitantes foram avaliados a nível de oito campos, a Temperança: altura, obesidade, efeitos do álcool e do tabaco; Alimentação Saudável: colesterol, glicemia e conselhos práticos sobre nutrição; Luz Solar: tensão arterial; Água: água que bebe/que devia beber e hidroterapia; Ar Puro: avaliar as vias respiratórias; Exercício físico: resistência geral de base; Descanso/Repouso: massagem anti-stress; Confiança: risco coronário, idade pela saúde; e no final haverá o aconselhamento sobre a Saúde, com a análise dos dados e o diagnóstico.

Além de todos estes rastreios decorreram outros suplementares a nível de Podologia, Visão e Dentição/Higiene Oral.

Varias palestras marcaram ainda os quatro dias em que foram discutidas as problemáticas como "Diabetes Mellitus – as chaves do sucesso", pela médica Filipa Teixeira, "Cancro – o que fazer para Prevenir", por António Marques. "Hipertensão Arterial – O assassino silencioso", por Isabel Monteiro, e as "Dependências" por Joaquim Magalhães.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...