quant
Fique ligado

Ano 2010

Rancho de Alvarelhos organiza festival

Avatar

Publicado

em

festival-alvarelhos

festival-alvarelhos

O XIII Festival Folclórico de Alvarelhos atraiu a população ao centro da freguesia para assistir à actuação do Rancho Folclórico de Alvarelhos e dos outros grupos convidados.

 O Rancho Folclórico de Alvarelhos, o Grupo Cultural “Os Medroenses” (Santa Marta de Penaguião, região do Douro), a Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Paredes de Coura (Caminha, região de Viana) e o Rancho Folclórico de Rocas do Vouga (região de Aveiro) desfilaram até ao largo Padre António Moreira, no centro da freguesia, para a 13ª edição do Festival de Folclore de Alvarelhos, que decorreu no sábado à noite. Mário Andrade, ensaiador do rancho, adiantou ao NT que, ao longo dos anos, “tem diminuído o número de ranchos convidados”, para que, desta forma “cada um tenha mais tempo de mostrar o seu trabalho”.

O rancho anfitrião foi o primeiro a fazer o gosto ao pé, recordando danças e canções de outros tempos. O responsável pelas danças explicou que o grupo “tem pautado por retratar coisas da região, tanto a nível de danças como a nível dos trajes”. As danças apresentadas na noite de sábado “não fugiram à regra” e reflectiram a cultura da região.

Leandra Santos é a tesoureira do Rancho Folclórico de Alvarelhos e garantiu que a 13ª edição do Festival só foi possível “com muito trabalho e cansaço”, mas, confessou, foi “muito compensador”, sobretudo, “com as pessoas a aderirem” ao evento. “O objectivo (do festival) é alegrar o povo alvarelhense e proporcionar uma noite de convívio, animando o centro da freguesia”, asseverou.

Presidente da Assembleia do Rancho Folclórico da Trofa, Joaquim Oliveira referiu que “é sempre bom demonstrar o que de bom há (em Alvarelhos) e ver também o que de bom as outras terras trazem”. “Ao levarmos a nossa cultura, estamos a levar aquilo que somos, aquilo que os nossos antepassados foram e aquilo que nós queremos manter vivo no futuro”, sublinhou.

Na qualidade de presidente da Junta de Freguesia, Joaquim Oliveira, garantiu que, “sem dúvida nenhuma”, as associações podem “contar com o apoio do executivo, porque este tipo de associações são meritórias”. “As pessoas trabalham de coração aberto, dando muito de si próprias e pouco ou nada recebendo em troca, a não ser a alegria fruto do seu trabalho”, elogiou o autarca.

No final da sua actuação, o Rancho rumou ao cemitério da freguesia, onde homenageou dois membros do grupo – Bernardino Rodrigues e Abílio Gonçalves – que “trabalharam muito e mereciam esta homenagem”, garantiu a tesoureira.

O Rancho Folclórico de Alvarelhos pretende “continuar a realizar o festival todos os anos”.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...