quant
Fique ligado

Ano 2010

“Viva a República! Viva Portugal! Viva a Trofa!” (c/ vídeo)

Avatar

Publicado

em

 A Trofa comemorou o centenário da República ao longo do dia 5 de Outubro. Heliodoro Salgado, um filho de Bougado, que participou na luta há 100 anos, foi o grande homenageado.

“Viva a República! Viva Portugal! Viva a Trofa!”. Foi desta forma que foi dado o mote para as comemorações dos 100 anos da República no concelho.

Foi ao som de “A Portuguesa” cantada pelos coros do município e por vários trofenses que, na terça-feira, se hastearam as bandeiras de Portugal, da Trofa e da União Europeia. Esta cerimónia marcou o início das comemorações na Trofa do dia 5 de Outubro, onde estiveram presentes os presidentes de Junta do Muro, Guidões e S. Martinho de Bougado, os vereadores da Câmara Municipal da Trofa, a presidente da Câmara e o presidente da Assembleia Municipal.

À tarde abriram-se as portas da Casa da Cultura da Trofa para homenagear Heliodoro Salgado, um filho de Bougado. Mas antes de se inaugurar a exposição, os Meninos Cantores do Município da Trofa entoaram novamente “A Portuguesa”. A acompanhá-los, todos aqueles que se deslocaram à Casa da Cultura, cantavam quase em surdina o Hino Nacional.

E para levantar o esplendor de Portugal, o nobre povo dirigiu-se para a sala de exposições permanentes do espaço. Entre livros, fotografias e recortes de jornais da época, os textos descrevem Heliodoro Salgado como “republicano por uma questão de honra, socialista por uma imposição de uma piedosa bondade, libertário por uma abstracção idealista que o leva a projectar no futuro a sua primordial concepção de liberdade”, nas suas próprias palavras.

Entre os que vieram comemorar a República, Carlos Lage, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN), foi orador na tertúlia “O Ideário Republicano, fundamento do Estado Moderno” e elogiou a iniciativa da Câmara Municipal da Trofa. “Esta exposição é uma grande surpresa para mim. Já conhecia Heliodoro Salgado, mas o meu conhecimento era muito superficial. Esta é uma exposição muito didáctica, muito interessante, (…) com uma documentação muito bem organizada que nos faz conhecer a nossa história mais recente e mais recuada, felicito por isso a Casa da Cultura e a Câmara da Trofa”, afirmou à saída da exposição, que está patente até ao dia 24 de Dezembro.

Esta foi a primeira vez que se comemorou o 5 de Outubro na Trofa e por isso, Assis Serra Neves, vereador da Cultura da autarquia, realçou a importância desta iniciativa. “No concelho da Trofa temos um conterrâneo republicano e quisemos homenageá-lo”, frisou. “Foi interessante a intervenção do Dr. Carlos Lage, fizemos um regresso ao passado e penso que vamos continuar a marcar este dia de uma forma positiva”.

Quanto às actividades para os próximos dias, o vereador deixou o “convite a todos os trofenses para se associarem aos eventos”. Na sexta-feira, a 8 de Outubro, realiza-se um Concerto de Gala, com a actuação da Banda Sinfónica da GNR. A actuação inicia-se às 21.30 horas, na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Trofa. A 12 de Outubro, o Parque Nossa Senhora das Dores, a partir das 10 horas, é palco da comemoração do Dia do Comando Territorial do Porto da GNR com uma Parada e várias demonstrações do dispositivo da GNR.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...