Todos os anos são muitos os que contam os dias para rumar ao S. Gonçalo em Covelas. Uns pela fé, outros pelo convívio e muitos que querem apenas provar as iguarias regionais que um pouco por toda a freguesia são vendidas.

Este ano, a festa em honra de S. Gonçalo, na freguesia de Covelas, decorre entre os dias 28 e 31 de Janeiro. As actividades já estão programadas e espera-se que a festa supere as expectativas. Falta apenas consultar a meteorologia para saber se o S. Pedro não vai pregar uma partida.

De acordo com o Instituto de Meteorologia de Portugal, não estão previstos aguaceiros, pelo menos para domingo, dia em que milhares de pessoas rumam a Covelas.

Mas as festividades começam já na sexta-feira, às 21 horas, com um espectáculo de folclore onde actuarão os Ranchos Folclóricos de S. Miguel-o-Anjo e de Silvares. No sábado a festa começa logo às 8.30 horas com o Agrupamento Musical Juventude em Força, às 12 horas decorre a Missa de Acção de Graças dos Gonçalos e às 18 horas a Missa Vispertina. Para as 21 horas está marcado o espectáculo musical com o grupo “Kapittal” e às 23.30 horas a sessão de fogo-de-artifício.

A Banda de Música de Lousada dá entrada no domingo, às 8.45 horas, na Missa da Igreja Matriz. Às 10 e às 11.30 horas decorrem as Eucaristias em honra de S. Gonçalo e às 14.30 horas prevê-se a entrada da Fanfarra de Cabanas. A Procissão em honra do Santo tem início às 15.30 horas e às 21 horas actuará o agrupamento musical OSIV.

Na segunda-feira a festa encerra com a “Eucaristia do Voto” e procissão ao redor da Capela, às 9 horas, e com a actuação do Conjunto Típico Novo Dia, às 15 horas.