quant
Fique ligado

Trofa

Quase mil alunos de Santo Tirso e Trofa participam em projetos de educação ambiental da Indaqua

Avatar

Publicado

em

No último ano letivo, a INDAQUA implementou, em todas as empresas do grupo, três projetos de educação ambiental dedicados a promover a importância da água. Em Santo Tirso e Trofa, participaram 971 alunos de várias escolas e 15 deles foram premiados nos concursos associados às iniciativas.

Três projetos dedicados a diferentes anos escolares e diferentes temas ligados à água, mas com um objetivo comum: sensibilizar os mais novos para a importância de proteger este recurso natural. Este foi o desafio a que as empresas do Grupo INDAQUA se propuseram durante o ano letivo 2022/2023.

Publicidade

“Falar de água com amor” foi um dos projetos implementados e convidou os alunos do 3.º e 4.º ano a escreverem poemas sobre a água, de forma a fomentar uma relação mais emotiva e de respeito com este recurso escasso. Os poemas foram submetidos a concurso, com os três melhores trabalhos de cada território a serem premiados com computadores portáteis e tablets.

O 1.º lugar foi atribuído a Maria Inês Santos (3.º ano) e o 2.º lugar a Gustavo Andrade (4.º ano), ambos da Escola Básica São Bento da Batalha, e o 3.º lugar coube a Alice Santos (4.º ano) do Instituto Nun’Alvres.

Já o programa “Água segura” explicou aos estudantes do 4.º ano o ciclo natural e urbano da água, desafiando-os a fazer um desenho sobre as diferentes fases de cada um. Em Santo Tirso e Trofa, quatro alunos foram premiados com bilhetes para o Sea Life Porto, por terem os melhores trabalhos dos seus Agrupamentos de Escolas.

Por último, a iniciativa “Uso sustentável da água” levou às turmas do 5.º ao 8.º ano ações de sensibilização com o objetivo de promover comportamentos responsáveis na utilização da água. O projeto culminou numa competição de vídeo, que premiou oito alunos de Santo Tirso com cheques-prenda.

“Acreditamos que o envolvimento com a comunidade escolar é de grande relevância para a promoção de um futuro mais sustentável. Através destas atividades, que tiveram boa recetividade em Santo Tirso e na Trofa, estamos a sensibilizar os mais novos para a importância da preservação da água – um tema incontornável, atualmente”, explica Anabela Alves, Diretora Geral da INDAQUA Santo Tirso/Trofa.

Os três projetos educativos chegaram a um total de 8.176 alunos, no conjunto das empresas do Grupo INDAQUA: Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Santo Tirso/Trofa, Vila do Conde, Águas de Barcelos, Águas do Marco e Águas de Paços de Ferreira.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...