quant
Fique ligado

Ano 2009

“Open Day” anima 200 crianças

Avatar

Publicado

em

openday

Cerca de 200 crianças ignoraram a chuva que caiu durante a manhã de sábado e participaram no “Open Day” promovido pelo Clube Desportivo Trofense. Proporcionar um dia diferente a meninos e meninas do concelho, assim como repescar potenciais jogadores para a formação do clube foram os objectivos da iniciativa.

 No complexo desportivo de Paradela a chuva ameaçou, mas não amedrontou os craques de palmo e meio, alunos do Ensino Básico do concelho da Trofa, que tiveram oportunidade de ter uma manhã diferente e vestir as cores do Clube Desportivo Trofense.

O pequeno Gonçalo, de oito anos e da escola do Paranho, dizia com timidez que “era a primeira vez” que participava numa iniciativa como o “Open Day”, mas na hora de dizer o que mais gosta de fazer foi convicto: “jogar futebol”.

Foi com o objectivo de dar oportunidade a meninos e meninas como o Gonçalo que o Trofense promoveu a iniciativa que ocupou a manhã de sábado de dezenas de crianças do concelho, com actividades em que a protagonista era, como seria de esperar, a bola. Todas contentes e enérgicas, envergando orgulhosamente a sua nova “t-shirt” com os autógrafos dos jogadores seniores Vítor, Marco e Kika, que foram a “cereja no topo do bolo” de uma aventura que elas não vão esquecer tão cedo.

Gonçalo ainda conseguiu marcar um golo e a sua equipa manteve-se invicta, ao passo que João Pedro, seis anos, também do Paranho, e entre atropelos, aproveitava o facto de estar perto da objectiva da TrofaTv para dizer que o seu ídolo era o Cristiano Ronaldo. Com a animação que estava não lhe fazia confusão o facto de estar a vestir, por momentos, a camisola de um dos rivais do clube onde joga, o Ribeirão. José Carlos, o mais traquina do grupo do Paranho, é mais um dos que “gosta muito” do desporto rei e mal consegue esconder a satisfação de entrar no Trofense na próxima época.

Já para Diogo, oito anos, aquele relvado não lhe é nada desconhecido, já que é jogador do escalão de escolinhas D do Trofense. O pequeno craque não sabia bem a classificação da sua equipa, acha que está no terceiro lugar, mas garantiu que ela “tem conseguido bons resultados”.

Durante toda a manhã meninos e meninas de todas as escolas básicas do concelho puderam conviver através de uma iniciativa do departamento de formação do clube que visava “proporcionar-lhes um dia diferente”, referiu Manuel Wilson, vice-presidente do CD Trofense.

“Muitos deles de certeza que nunca jogaram em relvado sintético e com esta iniciativa é uma maneira de proporcionar o prazer de jogar em relvado”, referiu.

Por outro lado, esta é uma das melhores formas de avaliar potenciais atletas que poderão ser uma mais-valia para as camadas de formação do clube.

Publicidade

A chuva “não ajudou” na adesão à iniciativa, já que inicialmente “estava prevista a participação mínima de 500 alunos”. No entanto, o responsável apontou para a presença de 200 crianças, o que já representa “um bom sinal”.

“As pessoas estiveram receptivas ao nosso convite e agradeço aos agrupamentos das escolas e associações de pais, que participaram connosco”, acrescentou.

 

Manuel Wilson não se lembra de uma época tão produtiva em termos de formação como este ano. O ponto alto foi a subida dos juniores, juntando-se também a boa “performance” dos outros escalões que, segundo o responsável, “lutaram até à última pelos primeiros lugares”.

“As equipas B, de primeiro ano, que competiam com equipas de segundo ano, conseguiram classificações nos primeiros lugares e isto é sinal de que o nosso projecto tem pernas para andar e temos pessoas competentes a trabalhar e refiro-me aos técnicos. Não é por acaso que eles são cobiçados por grandes clubes”, sublinhou.

Apesar de o clube ter ganho uma maior dimensão com a subida à 1ª Liga, Manuel Wilson lamenta que ainda falte “um bocadinho mais de apoio” por parte dos trofenses. “Todos juntos faríamos um clube maior e a nível de departamento de formação penso que iríamos atingir patamares superiores que é o objectivo deste projecto de quatro anos que já vai no terceiro”, frisou.

Já com os juniores nos nacionais, o departamento de formação do Trofense espera agora conseguir o mesmo feito para os escalões de juvenis e iniciados, para que o projecto seja ainda mais “um sucesso”.

 Trofintas Cup este fim-de-semana

 Depois de abrir o complexo desportivo de Paradela aos alunos da Trofa, o Trofense vai dar agora oportunidade aos clubes da região de participar no torneio “Trofintas Cup”, que vai contar com 20 equipas do pré-escolar e 24 equipas do escalão de escolas. O torneio vai ocupar as tardes de sábado e domingo, terminando pelas 19 horas.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...