quant
Fique ligado

Ano 2009

Cortejo Histórico adiado devido ao mau tempo

Avatar

Publicado

em

cortejohistoricofamalicao

cortejohistoricofamalicao 

 
A comissão organizadora das Festas Antoninas 2009 informa que, devido ao mau estado do tempo nesta quarta-feira, 10 de Junho, o Cortejo Histórico, que estava previsto para esta noite, dia 14 de Junho, pelas 17h00. No entanto, se as más condições climatéricas se mantiverem, o Cortejo Histórico será adiado para data a definir posteriormente.

“Ao todo são oito quadros representados por diversas associações e colectividades do concelho, que desde Fevereiro se preparam para a grande noite, com ensaios e a confecção das roupas e adereços”, explica o encenador e autor do guião.
A “Grécia Antiga”, a “Ascensão de Roma”, a “Guerra dos Cem Anos”; o “Renascimento”; a “Revolução Francesa”; a “Revolução Industrial”; “As Guerras Mundiais” e a “Unificação da Europa” são os temas dos vários quadros apresentados.
De acordo com o responsável “o cortejo deste ano será marcado por uma nova dinâmica e um ritmo mais acelerado, utilizando a música como pano de fundo, de modo a não cansar os espectadores”. Neste sentido, o encenador afirma que “todos os quadros são muito atractivos e capazes de surpreender o público”.

A grande novidade do Cortejo será a presença do grupo Monte Lunai que abrirá e encerrará o Cortejo. “Os Monte Lunai são um projecto de música do mundo e dança tradicional europeia que marca os seus espectáculos por uma forte interacção com o público, debaixo de uma atmosfera que nos transporta a tempos remotos”, refere Miguel Fonseca estabelecendo a ligação com o tema do Cortejo Histórico.
Para o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, “o Cortejo Histórico tem vindo a assumir-se como um dos momentos mais espectaculares e animados das Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão. Recuperando alguns dos principais temas que fazem parte da nossa memória colectiva, o Cortejo Histórico envolve todos os anos várias dezenas de associações e colectividades locais, numa verdadeira e atractiva lição de História ao ar livre”.
O Cortejo sairá da Praça Álvaro Marques, percorrendo a rua Adriano Pinto Basto, a Alameda D. Maria II, a rotunda D. Sancho I, a Avenida de França até ao Estádio Municipal. Aqui, o cortejo desfilará mais uma vez, permitindo que o público assista a todo o espectáculo, comodamente sentado.
 
CORTEJO HISTÓRICO
 
Ordem e grupos dos quadros:
Quadro de Narradores: ATC, Didáxis Vale de São Cosme, participação individual.
Quadro I –  I Grécia Antiga – C.N.E de Telhado
Quadro II – A ascensão de Roma – A.C.D.R de Vale São Martinho
Quadro III – A Guerra dos Cem anos – Greculeme (Lemenhe)
Quadro IV – Renascimento – Grutaca (Seide S. Miguel) / Grupo de Jovens de Nine
Quadro V – A Revolução Francesa – C.N.E de Landim
Quadro VI – A Revolução Industrial – C.N.E de Castelões
Quadro VII – As Guerras Mundiais – Didáxis Vale de São Cosme
Quadro VIII – A unificação da Europa – Grupo de Jovens Roda Viva  (Brufe)

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...