quant
Fique ligado

Ano 2010

“Foram muitos os que fizeram a Forave”

Avatar

Publicado

em

Para assinalar duas décadas ao serviço do ensino, a Forave organizou um jantar comemorativo, onde estiveram reunidas algumas pessoas que contribuíram para a história da escola.

“Foram muitos os que fizeram a Forave” foi, talvez, a frase mais ouvida durante o jantar comemorativo do 20º aniversário daquele estabelecimento de ensino, que decorreu a 9 de Outubro, na Quinta d’Alegria, em Ribeirão. O objectivo era “mostrar a todos os que fizeram parte desta história que o projecto que se iniciou há 20 anos se mantém vivo e que cresceu em todos os aspectos necessários para dar um reconhecido contributo aos alunos, às famílias e à sociedade”, conforme explicou fonte da escola. “Para além disso, é ainda uma resposta à medida das empresas, das instituições da região e, em especial, às necessidades do concelho de Vila Nova de Famalicão”, acrescentou.

Para uma noite marcada pelas recordações de duas décadas foram convidados alunos e ex-alunos, professores e ex-professores, funcionários e ex-funcionários e todos os elementos que fizeram e os que fazem parte da Direcção, os representantes das empresas associadas, das autarquias e das freguesias onde está implantada a Forave, da Direcção Regional de Educação do Norte, das escolas e instituições parceiras, em suma, “todos os que, de alguma forma, contribuíram para 20 Anos a Formar Futuros”.

Num ambiente que primou pela simplicidade e elegância, o jantar foi “um brinde colectivo à alegria de reencontrar amigos e colegas de velhos tempos, onde não faltaram momentos de forte emoção”. O regresso ao passado começava logo na entrada da sala, onde os alunos foram surpreendidos com um painel gigante com 1600 fotografias, tiradas dos álbuns das turmas 1990-2010. Os oradores da noite fizeram “uma análise do passado”, sentindo-se “o reconhecimento às pessoas, o orgulho de fazer parte do projecto Forave, a evocação do sucesso e um esgueirar sobre o futuro”.

Um dos pontos altos da noite foi a apresentação do livro “20 Anos a Formar Futuros”. A obra pretende ser um documento histórico, “com o relato factual dos acontecimentos que se foram desenrolando ao longo de 20 anos, assume-se como um conjunto de vozes, que deram o seu testemunho e imprimiram a cada texto uma interioridade pessoal que torna os relatos vivos, sentidos e centrados mais no ser do que na própria instituição”.

Ainda antes do jantar, foi celebrada uma Missa Solene, no ginásio da escola, solenizada pelo coro constituído por professores e funcionários, que “provocou a admiração de todos os presentes, pela leveza dos temas e afinação das vozes”. Houve ainda oportunidade para visitar a Exposição Retrospectiva, organizada em seis temas: Alunos, Actividades; Instalações; Parceiros e PAP (Prova de Aptidão Profissional) e Intercâmbios. Os trabalhos executados pelas turmas dos Cursos de Educação de Jovens e Adultos e os projectos dos Cursos de Electrónica, Automação e Comando e de Manutenção Industrial não foram esquecidos e provocaram a “admiração dos convidados, em especial dos fundadores e representantes da DREN, que ficaram completamente rendidos à evolução tecnológica da escola e à capacidade técnica dos formandos”, sublinhou fonte do estabelecimento.

Temos o futuro à nossa espera”

À margem da iniciativa, as palavras de Pinto da Fonseca, presidente da Direcção da escola, recordaram que “a vocação da Forave está bem definida”. “Desde o seu início, (a escola) não se afastou do seu desígnio inicial e cumpriu diariamente o seu destino nestas duas dezenas de anos. Várias foram as gerações que confiaram nesta instituição, partilharam do seu dia-a-dia para ingressar no mundo do trabalho, constituir família e que agora fazem parte do património mais rico da escola, as pessoas. Neste acervo não faltam os docentes, os colaboradores, os associados que, em conjunto, determinaram que a Forave fosse uma organização viva, dinâmica, responsável e atenta aos vários desafios. Foram eles que nunca faltaram com o seu apoio nos momentos mais difíceis que a Escola também, inevitavelmente, atravessou”, afirmou.

No entanto, Pinto da Fonseca não esquece o presente e o futuro: “O esforço individual e colectivo de todos terá valido a pena se pensarmos que o caminho já percorrido foi curto e que existe um bem mais longo à nossa frente. Temos o futuro à nossa espera”.

Publicidade

Ao longo deste ano, a Forave deu a conhecer as áreas de formação disponíveis e a dimensão geográfica da sua acção através da colocação de sete outdoors nos concelhos da Trofa e Vila Nova de Famalicão.

Para encerrar as comemorações do 20º aniversário da Forave, vai decorrer um fórum sobre o Passado, o Presente e o Futuro da escola, na Casa das Artes. A actividade é aberta a toda a comunidade e a Direcção da Forave deixa o convite à população para participar “numa reflexão conjunta sobre uma instituição que se afirmou pela excelência no concelho de Famalicão”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...