quant
Fique ligado

Ano 2010

Alunos de Finzes aprenderam a cuidar da horta

Avatar

Publicado

em

Alunos da EB1 de Finzes visitaram horta social da Santa Casa da Misericórdia e conviveram com os idosos do lar.

Aos saltinhos, mas sempre muito atentos, os alunos do 4º ano da EB1 de Finzes percorreram todos os cantinhos de terra da horta social da Santa Casa da Misericórdia da Trofa, durante a manhã desta terça-feira. Uns iam mostrando aquilo que sabiam sobre agricultura – “Isso são couves” – enquanto outros confessavam que não sabiam grande coisa sobre o assunto. Noutro cantinho da horta, aprenderam os nomes dos instrumentos com os quais se trabalha a terra – “eu também tenho uma sachola em casa”.

Durante a visita, os proprietários dos pequenos quintais explicaram aos mais novos tudo o que era preciso saber para terem uma horta bonita e com produtos biológicos. Alguns mais atrevidos pegavam no sacho e tentavam perceber para que serviria. O cantinho de terra dos utentes do lar da Santa Casa estava preenchido com ervas aromáticas como alfazema, louro, oregãos e cidreira, que foram cheirados por todos. A alfazema era a que cheirava “melhor” e os oregãos faziam lembrar “as pizzas”.

Antes de terminarem a visita, os meninos e as meninas ainda “enfrentaram” o cheiro mais desagradável do posto de compostagem, onde é feito o composto utilizado em todos os cantinhos de terra. Uma das inquilinas do espaço demonstrou como funciona o processo, colocando cascas e restos de legumes crus numa das caixas. Depois tapou tudo com folhas secas. Dentro de alguns meses, todos os materiais orgânicos estarão transformados em composto, que vai ser usado pelos utentes da horta social para adubar a terra.

Para alguns dos meninos da EB1 de Finzes, as hortas e a compostagem não são novidade, pois na “escola existe um pequeno quintal e um local onde podem fazer composto”, conforme explicou a professora Maria Santos, que acompanhou os alunos na visita. “Eles gostam muito de ir à horta e de mexer na terra”, atestou.

Antes do lanche, ainda houve tempo para visitar alguns dos idosos e presenteá-los com cantigas alusivas ao Outono e à prática da agricultura. Jacinta Serra é Mesária da Santa Casa da Misericórdia e lembrou que “muitas das músicas e danças de roda que as crianças fizeram eram as brincadeiras dos utentes do lar”.

A ideia para estas visitas à horta social e ao lar de idosos partiu da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado. “Reunimos com as coordenadoras das escolas da freguesia e agendamos algumas actividades para desenvolver ao longo do ano lectivo.

A visita à horta social e ao lar de idosos estava prevista para este mês, pois Outubro é o mês do idoso e o dia internacional para a erradicação da pobreza é 17 de Outubro. Assim, os meninos passaram tempo com os idosos e ficaram a conhecer a importância de uma horta social”, explicou Natália Soares, vogal da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, responsável pelas áreas da educação e acção social.

Natália Soares garantiu que “todos ficaram muito satisfeitos com a visita”, incluindo o presidente da Junta, José Sá, e a vereadora da Educação, Teresa Fernandes, que também acompanharam as crianças.

A Junta de Freguesia tem previstas mais actividades durante o ano lectivo. Já em Novembro, alunos de quatro escolas vão participar num encontro para descobrir o papel do enfermeiro, tanto na saúde como na acção social.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...