quant
Fique ligado

Ano 2009

“A Viagem do Pintor” por Júlio Resende

Avatar

Publicado

em

Até  meados de Dezembro de 2009, o Museu Municipal Abade Pedrosa, em Santo Tirso, exibe “A Viagem do Pintor”, uma exposição cedida pelo Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende que reúne algumas técnicas artísticas do autor. Esta exposição contempla trabalhos de Júlio Resende, desde 1943, quando pela primeira vez realizou uma exposição individual no Salão Silva, no Porto.  

Nesta exposição estão bem patentes as preocupações humanistas do artista que, assim, o aproximam do movimento neo-realista. Numa fase posterior, recorreu ao pastel e a uma técnica mista, passando a sua obra a ser caracterizada por um constante conflito entre tendências figurativas e abstractas, numa pesquisa em que a vontade de libertar o gesto coexiste com a de controlar a composição. 

Publicidade

Júlio Resende é um pintor português. Nasceu em 1917, licenciou-se em Pintura, em 1945, na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Fez a sua primeira aparição pública, em 1944, na I Exposição dos Independentes. Foi “acusado” por artistas portugueses de ser expressionista. Assimilou algum cubismo e vai construir na sua fase alentejana, e mais tarde no Porto, uma pintura caracterizada pela plasticidade e dinâmica, de malhas triangulares ou quadrangulares, aproximando-se de forma progressiva da não figuração. Do geometrismo ao não figurativismo, do gestualismo ao neofigurativo, a sua arte desenvolve-se numa encruzilhada de pesquisas, cuja dominante será sempre expressionista e lírica. Pintor de transição entre o figurativo e o abstracto, Resende distingue-se também como professor. 

A obra pictórica do Mestre Júlio Resende revela que ele compreendeu a pintura europeia, porque a observou, experimentou e soube transmitir aos pintores e aos alunos que ele formou na Escola Superior de Belas Artes do Porto, na medida em que para o pintor: “Desenhar é ver e estar: É expor-se na nudez mais completa: Só e sem amparo”. 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...