quant
Fique ligado

Ano 2010

Protecção Civil explicada aos mais novos (com video)

Avatar

Publicado

em

 O Plano de Prevenção e Emergência das Escolas foi explicado às crianças que frequentam as Escolas Básicas do Agrupamento da Trofa.

 “Sabem que cada um de vocês é a pessoa mais importante da Protecção Civil?” perguntava a técnica da Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto (CDOS Porto), durante a sessão de formação sobre o Plano de Prevenção e Emergência das Escolas que teve lugar no Jardim-de-infância da Esprela, na sexta-feira à tarde. O objectivo era ensinar aos mais novos alguns procedimentos a seguir em caso de emergência. A forma como devem abandonar a sala de aula numa situação de emergência, “enganando o fumo” e protegendo o sistema respiratório, e o que fazer se a roupa se incendiar foram os procedimentos ensinados através de brincadeiras e histórias. Mas a convivência e as precauções no dia-a-dia também não foram esquecidas. Os meninos e as meninas aprenderam que “não se brinca com portas”, “não se aperta o pescoço dos colegas” e que “andar às cavalitas é perigoso”. Depois, foi tempo de conhecer os principais agentes da Protecção Civil: o bombeiro, o polícia, a médica do INEM e a senhora da Cruz Vermelha. É sempre importante lembrar que “o polícia é um amigo”. Apresentações feitas, era preciso aprender um número muito importante: 112, que só deve ser usado em emergências.

Depois de tudo aprendido, chegou a altura dos meninos e meninas testarem tudo o que aprenderam. A professora Maria Alice Carvalho foi a responsável por conduzir as crianças para o exterior da escola, certificando-se que ninguém ficava para trás. À frente do JI da Esprela desde o início do ano lectivo, a professora reconheceu a importância deste tipo de acções, “até porque estão aqui crianças que frequentam pela primeira vez o Jardim-de-infância”. “Para professores e funcionários também é fundamental para estarmos preparados para uma situação que ocorra no nosso dia-a-dia”, frisou.

No final, Paulino Macedo, director do Agrupamento Vertical de Escolas da Trofa, mostrou-se satisfeito com o resultado da iniciativa: “Correu muito bem e os alunos estão muito receptivos a estas problemáticas”. Fazer estas acções de formação na segunda semana de aulas “é motivo de orgulho” para Paulino Macedo, uma vez que “a nível nacional não haverá” muitos agrupamentos que já tenham desenvolvido acções semelhantes.

Durante os últimos dias, todas as Escolas Básicas do Agrupamento da Trofa receberam acções similares, de forma a preparar os alunos para eventuais situações reais de emergência. Ao longo de todo o ano lectivo, estão previstas novas campanhas de sensibilização e dois simulacros de emergência.

Para que tudo corra bem numa situação verídica, a Protecção Civil da Trofa vai continuar a promover sessões de formação para todos os alunos do concelho, porque “prevenir é o melhor remédio”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...