quant
Fique ligado

Ano 2008

Programa Pares III vai financiar 2 creches da Trofa

Avatar

Publicado

em

  O Centro Paroquial de S. Martinho de Bougado e a Mundos de Vida  em parceria com o Centro Social de Santiago de Bougado viram as suas candidaturas aprovadas pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (Pares III) para a construção de duas creches que vão albergar cerca de 42 crianças.

Com estes dois equipamentos que vão ser financiados pelo Governo em cerca de 50 por cento, a cidade da Trofa vê colmatada uma das grandes lacunas na área de apoio à infância.

A fase III do Pares vai financiar nas áreas metropolitanas do porto e Lisboa 82 equipamentos num total de 4 414 mil lugares em creches, com um investimento publico de 21,6 milhões de euros.

Com este investimento a taxa de cobertura passa de 23,5 por cento para 34,9 por cento em termos de creches o que para o Ministro da Solidadriedade Vieira da Silva “é o cumprimentos de um compromisso assumido no início da legislatura”.

Em entrevista exclusiva ao NT/Trofa TV o Ministro afirmou estar satisfeito com “a resposta muito forte por parte de muitas instituições e vimos aqui que são mais de mil valências que nestas 3 fases foram desenvolvidas para que agora possam estar no terreno, algumas concluídas, outras em construção”. O ministro lembrou a “Creche da Santa Casa da Misericórdia da Trofa que já está no terreno graças ao Pares II” e que será inaugurada na próxima segunda-feira (6 de Outubro) às 11,30 horas pelo Primeiro Ministro José Sócrates.

O Padre Luciano Lagoa, responsável pela creche do Centro Paroquial de S.Martinho mostrou-se “muito satisfeito pela aprovação do projecto que tem lugar para 50 crianças e que vai ficar instalada no edifício do Lar Padre Joaquim Ribeiro, em S.Martinho de Bougado para possibilitar uma interacção entre os utentes idosos e as crianças, parece-nos que é o parceria muito saudável, quer para as crianças olharem para gente mais velha, quer para os mais velhos olharem para gente mais nova e terem algum espaço de interacção”, adiantou o Pároco.

Orçada em 317mil euros esta creche “foi ideia do padre Luciano”, afirmou margarida Calado, uma das responsáveis pelo projecto que juntamente com Júlio Maia foram unanimes em afirmar que o “projecto muito deve ao Pároco de S. Martinho de Bougado”.

A creche será composta por quatro salas, que vão albergar entre doze a catorze crianças, dos zero aos 36 meses e será fundamentalmente dirigida a crianças da freguesia de S.Martinho de Bougado.

 

Mundos de Vida e Centro Social de Bougado com creche aprovada

Publicidade

 

A parceria entre a Associação Mundos de Vida e o Centro Social de Santiago de Bougado foi outro dos projectos aprovados, estando previsto um projecto de Creche e Jardim de Infância, mas só a creche vai ser financiada. “A Mundos de vida tem o projecto de creche que foi aprovado de 92 crianças, e tem outro que está em vias de ser complementado com 72 crianças de jardim” frisou Manuel Araújo responsável pela instituição.

“O investimento directo é de um milhão de euros, a que se acrescenta o valor dos terrenos necessários e o jardim de infância, no total estamos a falar de um investimento na ordem de um milhão e 500 mil euros euros”, adiantou.

Este edifício será construído na zona sul da Trofa, na Rua Moinhos da lagoa, junto à Preh.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...