quant
Fique ligado

Ano 2010

Preocupações ambientais em destaque na Aquaplace

Avatar

Publicado

em

 

Academia Municipal da Trofa – Aquaplace recebeu cerimónia de entrega de prémios do concurso “Planeta Terra” e encerrou exposição “Era uma vez a Terra…”.

“Promover a pesquisa, a compreensão e a reflexão sobre o funcionamento do planeta e o impacto das acções do Homem” foi o objectivo da exposição “Era uma vez a Terra…” e do concurso “Planeta Terra” que terminaram no domingo, com a cerimónia de entrega de prémios aos vencedores. O evento decorreu na Academia Municipal da Trofa – Aquaplace, que recebeu dezenas de alunos e respectivos professores, oriundos de toda a Área Metropolitana do Porto (AMP). A Trofa participou com seis equipas da EB 2/3 Professor Napoleão Sousa Marques, apesar de nenhuma delas ter saído vencedora. Os grandes vencedores do concurso foram: a Escola EB 2,3 da Agrela (Santo Tirso), a Escola EBI de S. Martinho do Campo (Santo Tirso), o Externato Santa Joana (Valongo) e a Escola Secundária Infante D. Henrique (Porto).

Assis Serra Neves, vereador do Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal da Trofa, participou na cerimónia e entregou alguns dos prémios, que eram compostos por livros e informação sobre o Planeta, produtos biológicos, um vale de desconto em viagem da CP, uma entrada no Museu do Douro e uma visita ao Geoparque de Arouca. O autarca enalteceu o trabalho desenvolvido desde Janeiro de 2010, altura em que começou o concurso. Além deste prémio os professores vão participar no curso “Embaixadores da Sustentabilidade” promovido pela Universidade Católica do Porto. Assis Serra Neves acredita que os jovens do 2º e 3º ciclos são alvo ideal para este tipo de iniciativas, pois “cultivam a importância de um desenvolvimento sustentável à medida que crescem”.

A presidente da Câmara Municipal, Joana Lima, não pôde acompanhar toda a cerimónia, mas fez questão de passar pela Academia Municipal da Trofa, uma vez que “é muito importante a sensibilização e o estudo sobre as problemáticas ambientais, que sem dúvida alguma ajudam os jovens a ganhar apetência para este tipo de coisas”. A edil trofense adiantou, ainda, que a autarquia tem “já em funcionamento algumas medidas na área da eficiência energética” e que os futuros Paços do Concelho “serão um edifício de excelência” em práticas ambientais e sustentáveis.

A Câmara Municipal da Trofa está integrada no Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE_Porto), juntamente com outros municípios da região. Foi nesse âmbito que recebeu a exposição “Era uma vez a Terra…”, que deu a conhecer o passado e o presente do planeta e lançou pistas sobre o futuro do planeta.

O Concurso “Planeta Terra” promovido pelo CRE_PORTO com o apoio da Comissão Nacional da Unesco e do Comité Planeta Terra teve como júri Elizabeth Silva, da Comissão Nacional da Unesco, Albano Carneiro, da Área Metropolitana do Porto (AMP)/Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da AMP, Carlos Caires da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa/Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da AMP, Artur Sá e Maria Helena Henriques, ambos do Comité Planeta Terra. Foram apresentados a concurso 155 trabalhos, dos quais escolhidos os vencedores nas várias categorias: desenho/pintura, criação plástica e texto. Na categoria de audiovisual, o júri optou por não atribuir prémios, uma vez que “os trabalhos não reuniam condições de participação”.. Participaram 128 grupos, 545 jovens e 58 professores de 21 escolas da AMP.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...