quant
Fique ligado

Edição 458

Preço da água e saneamento desce e o dos resíduos sobe

Avatar

Publicado

em

Ficou selado o acordo entre a Câmara da Trofa e a Indaqua para a descida da tarifa de água. Fatura do saneamento desce cinco por cento, enquanto o preço dos resíduos sobe na mesma percentagem.

A notícia foi veiculada via Facebook, através da página da Câmara Municipal da Trofa: numa reunião realizada na semana passada, os presidentes das autarquias da Trofa e Santo Tirso e os administradores da Indaqua e Trofáguas selaram o acordo de descida de 0,4 por cento na tarifa da água para o ano de 2014. Este resultado invalida o acordo anterior, que previa um aumento de 5,7 por cento no preço da água.

A Câmara Municipal tinha anunciado esta medida, em dezembro, mas na mesma altura a Indaqua referia que ainda estava a “a ser analisada a possibilidade de baixar o valor da tarifa”, pois dependia da “confirmação de financiamento do POVT (Programa Operacional Temático Valorização do Território) de investimentos realizados pela concessionária, bem como de parecer favorável da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR)”.

Depois de aprovada por unanimidade, em reunião de Câmara, a alteração do Tarifário de Concessão do Serviço Público Municipal de Abastecimento de Água tornou-se realidade com o consenso obtido na reunião.

Apesar de confirmar o acordo, fonte da Indaqua escusou-se a prestar esclarecimentos ao NT, remetendo-os para a Câmara Municipal da Trofa.
Não foi possível apurar como foi conseguido este acordo e a partir de que data entrará em vigor, uma vez que até ao fecho desta edição, o presidente da Câmara não respondeu às tentativas de contacto.

A autarquia anunciou ainda que “decidiu que a taxa de saneamento terá uma descida de cinco por cento”, enquanto a fatura dos resíduos terá um aumento na mesma percentagem. Estes serviços são atualmente geridos pela empresa municipal Trofáguas, mas está previsto que o saneamento passará para a chancela da Água do Noroeste, em fevereiro. Já o serviço de resíduos continuará a ser gerido pela Trofáguas. 

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...