quant
Fique ligado

Ano 2010

Portuguesia 2010 é ponto de encontro de poetas lusófonos em Famalicão

Avatar

Publicado

em

 

A casa do romancista Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, abre portas nos dias 2 e 3 de Junho, à Portuguesia, Festa da Poesia Lusófona, um projecto linguístico que conta com a presença trinta poetas do Brasil, Portugal, Guiné-Bissau e Angola. Durante os dois dias do evento, serão recitadas e debatidas as novas e diferentes formas da expressão poética contemporânea escrita em português.
Promovido pelo poeta brasileiro Wilmar Silva, em colaboração com o município de Vila Nova de Famalicão, o projecto Portuguesia decorre pelo segundo ano consecutivo, explorando o contraste de vozes poéticas e debatendo políticas de linguagens, no idioma de Camões.
Subordinada ao tema “Minas entre Povos da Mesma Língua – Antropologia de uma Poética”, a iniciativa tem chamado a atenção de poetas e críticos da lusofonia, sendo objecto de reflexão sobre a língua e as suas poéticas, a poesia e as suas linguagens.
Para Wilmar Silva, autor da obra poética “Yguarani”, a “Portuguesia expande os territórios da poesia com o desejo de pensar sobre a lusofonia no sentido antropológico da palavra. Tanto que defende a poética dos autores de línguas portuguesas como fundamental para se pensar em políticas de aproximação entre os povos de língua portuguesa e os povos de todas as línguas”.
Por sua vez, para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, “os países lusófonos ainda se ocupam pouco em estudar as diferenças linguísticas que enriquecem a língua”. “A Portuguesia tem essa ambição, de rasgar horizontes, de ser o ponto de encontro e cais de partida das rotas intercontinentais da língua de Camões”.
Para além dos debates e recitais de poesia, o programa da Portuguesia apresenta ainda os espectáculos “A Maresia do Mundo”, “Quatro Cantos do Caos”, “Tropofonia” e “Telma em Pessoa”, em homenagem a António Ramos Rosa, Melo e Castro, Al Berto, Fernando Pessoa. Referência também para “Guesas Livres”, um ciclo de performances com as línguas da poesia na voz dos próprios poetas, criadores que ecoam o idioma da humanidade.
O evento ficará ainda marcado pelo lançamento do primeiro volume do Livro DVD com 101 poetas de Portugal, Guiné-Bissau, Cabo-Verde e Brasil, publicado pela Anome Livros, e que apresenta cinco poemas de cada um dos autores. O dvd encartado ao livro é composto por duas horas de vídeo poesia.
 


POETAS CONVIDADOS
BRASIL: Ana Maria Ramiro, Francesco Napoli, Gilberto Mauro, Karla Melo, Marcelo Costa Baiotto, Márcio-André, Telma da Costa, Regina Mello, Ronaldo Werneck, Suzana Vargas, Zéfere, Wilmar Silva
PORTUGAL: Américo Teixeira Moreira, Aurelino Costa, Carlos Vinagre, Cunha de Leiradella, Fernando Aguiar, Frederico Silva, João Miguel Henriques, João Negreiros, João Rasteiro, João Ventura, Jorge Melícias, Jorge Velhote, Luís Filipe Cristóvão, Luís Serguilha, Minês Castanheira, Teresa Tudela
GUINÉ-BISSAU: Tony Tcheka
ANGOLA: João Melo
 
PORTUGUESIA 2010 | VILA NOVA DE FAMALICÃO
2ª EDIÇÃO FESTA DA POESIA LUSÓFONA
CASA DE CAMILO _ S. Miguel de Seide
PROGRAMA
 
2 DE JUNHO | QUARTA-FEIRA
10h00
AUDIÇÃO INSTALAÇÃO “PORTUGUESIA TRANSATLAS”
JARDINS CASA DE CAMILO
C/ Regina Mello
10h30
ABERTURA Presidente da Câmara de Famalicão,
APRESENTAÇÃO “PORTUGUESIA”, por Wilmar Silva, Autor do Projecto   
11h00
PERFORMANCE “GUESAS LIVRES”
C/ Aurelino Costa & João Miguel Henriques & Zéfere    
11h30
PERFORMANCE “A MARESIA DO MUNDO”, poemas de António Ramos Rosa
C/ João Ventura e Gilberto Mauro
 
15h00
PERFORMANCE “GUESAS LIVRES”
C/ Fernando Aguiar & João Negreiros & Ronaldo Werneck
15h30
PROVOCAÇÃO ESCRITURAS PORTUGUESIAS: RUPTURAS DE LINGUAGENS
MEDULAS DE DIÁLOGO Solidão, Liberdade, Geografia, Resistência
C/ Ana Maria Ramiro, Luís Serguilha, Wilmar Silva
Provocador: Karla Melo  
17h00
PERFORMANCE “GUESAS LIVRES”
C/ Carlos Vinagre & Luís Filipe Cristóvão & Telma da Costa
17h30
PROVOCAÇÃO POÉTICAS HÍBRIDAS
MEDULAS DE DIÁLOGO Palavra, Livro, Performance, Ensaio
C/ Jorge Melícias, Jorge Velhote, Marcelo Costa Baiotto
Provocador: Márcio-André  
 
20h00
EXIBIÇÃO “PORTUGUESIA.DOC GUINÉ-BISSAU”
PROVOCAÇÃO: IMAGINÁRIOS DE UMA REALIDADE
MEDULAS DE DIÁLOGO: ETNIA, MISÉRIA, BELEZA, ESPERANÇA  
C/ Tony Tcheka e Frederico Silva
Provocador: João Melo
 
21h30
“Quatro Cantos do Caos”, poemas de E. M. de Melo e Castro
C/ Márcio-André
“NEONÃO” POESIS BIOSONORS
C/ Francesco Napoli e Wilmar Silva

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...