quant
Fique ligado

Ano 2010

Fibra óptica está a chegar a Famalicão

Avatar

Publicado

em

 

Os municípios de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães oficializaram a constituição da associação de municípios do Quadrilátero Urbano do Baixo Minho, uma parceria que vai tornar possível um investimento de 15 milhões de euros até 2013.

A primeira aposta do Quadrilátero Urbano passa pela instalação de uma rede comum de fibra óptica. A criação da rede de fibra óptica que vai ligar os principais pólos estudantis e instituições públicas das quatro cidades é vista como um investimento estrutural a todo o projecto. O objectivo é criar uma infra-estrutura regional de comunicação de dados, que ficará à disposição dos organismos públicos e do tecido económico da região.

O projecto do Quadrilátero Digital implicou uma candidatura dos quatro municípios aos fundos comunitários, no montante global de 8 milhões de euros, cabendo ao município de Famalicão uma fatia de 1,8 milhões de euros. A implementação deste projecto durará 4 anos, prevendo-se ainda para este ano a definição do projecto e preparação da obra.

Esta associação de municípios de fins específicos, destinada a gerir os fundos comunitários provenientes do QREN e foi oficializada com a assinatura da escritura pública. O Quadrilátero Urbano do Baixo Minho abrange uma área de cerca de um milhão de habitantes e pretende apostar na valorização de alguns clusters de excelência, nos quais a região já começa a despontar, nomeadamente nas áreas do ensino, da investigação e das novas tecnologias.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...