quant
Fique ligado

Ano 2011

Poesia invade o concelho

Avatar

Publicado

em

 

De 21 a 26 de Março, a Trofa vai ser a capital do texto em verso com a iniciativa Semana da Poesia 2011, organizada pela Câmara Municipal, em parceria com os Agrupamentos de Escolas do concelho, a Escola Secundária e as Câmaras Municipais da Área Metropolitana do Porto.

 A poesia vai estar “estendida” em toda a Área Metropolitana do Porto (AMP) para comemorar o Dia Mundial da Poesia. A iniciativa “Estendal Poético Metropolitano” vai permitir que no dia 21 de Março, entre as 11 e as 11.30 horas, 16 municípios da AMP recitem e declamem três poemas oriundos e representativos de cada concelho, num total de 48 poemas. Esta é apenas umas das iniciativas que a Trofa vai acolher para comemorar a data. De 21 a 26 de Março, a autarquia tem previsto “um projecto de animação cultural com várias iniciativas sempre subordinadas à temática da poesia”.

No dia 21, para além dos “Estendal Poético Metropolitano”, serão também inaugurados estendais poéticos em três pontos do concelho. Às 10 horas, será inaugurado o Estendal Poético da Casa da Cultura, seguindo a abertura, às 11 horas, do Estendal Poético no Parque Nossa Senhora das Dores e, finalmente, às 12 horas, o Estendal Poético chegará ao polo I da Câmara.

No Parque Nossa Senhora das Dores, a partir das 11 horas, vai decorrer a acção “Até onde Vai a Poesia”, que vai permitir que as crianças das escolas locais lancem para o céu centenas de balões com poemas. Durante a tarde, a poesia continua em destaque na Trofa, com a organização de uma “Carreira Poética”, a partir das 16 horas, com recitação de poesia na Casa da Cultura da Trofa, na Câmara Municipal – pólos I e II, no Café “Pessoa”, no Lar da Santa Casa da Misericórdia e na ASAS (Associação de Solidariedade e Acção Social) da Trofa.

Para a noite, a Câmara Municipal da Trofa preparou uma “Tertúlia Poética”, com inicio às 21 horas, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado, tendo como poetas convidados: Sara Canelhas, Teresa Tudela, Amadeu Baptista, Aurelino Costa, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, Jorge Velhote, Paulo Nogueira e Carlos Carneiro na guitarra portuguesa.

A 22 de Março, a “Poesia na Escola” vai chegar à Secundária da Trofa com um “Estendal Poético” (por toda a escola) e com a acção “Poesia Porta a Porta”, que vai permitir a colocação de poemas em todas as salas. No mesmo estabelecimento, a iniciativa “Jograis” vai levar os alunos às salas para declamar poesia.

No dia seguinte, 23 de Março, a Câmara Municipal vai “semear poesia” no Agrupamento Vertical do Coronado e Covelas, através da actividade “Vamos Semear Poesia”, que vai incluir a construção, com poemas, da flor gigante -“Folhas e Gotas”, uma “Feira do Livro”, com um recital de poesia, e ainda “Poemas Musicados” na biblioteca.

As “Imagens Poéticas” vão invadir o Agrupamento Vertical do Castro, no dia 24 de Março, com a criação de um painel com trabalhos poéticos feitos por alunos e encarregados de educação. O agrupamento vai receber também um “Sarau Poético”, uma exposição fotográfica dos alunos do 3º Ciclo e ainda uma apresentação de trabalhos em torno de livros lidos pelos alunos do pré-escolar.

A 25 de Março, “A Poesia Está no Ar” no Agrupamento Vertical da Trofa com um “Estendal Poético na Escola”, momentos de poesia dramatizada, e com a realização de um “Chá Poético” que contará com a presença de professores aposentados e englobará a apresentações de livros.

Publicidade

O dia do encerramento da semana dedicada à poesia, 26 de Março, foi o escolhido para a actuação dos Meninos Cantores do Município da Trofa, que vão subir ao palco, às 21.30 horas, no Salão Paroquial de Santiago de Bougado com a actuação “Trava Lengas Lenga Línguas”.

Todas estas iniciativas “visam promover e divulgar a poesia e a cultura portuguesas, contando sempre com o envolvimento das escolas do concelho, bem como da população em geral”, afirmou fonte da autarquia.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...