quant
Fique ligado

Ano 2010

Poder local e órgãos nacionais em debate com JSD

Avatar

Publicado

em

O poder local e os órgãos nacionais estiveram em debate nas Jornadas organizadas pela Juventude Social Democrata (JSD) no auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado.

Pedro Sousa, Presidente da Assembleia de Freguesia de Canidelo, em Vila Nova de Gaia, e líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal, e Pedro Duarte, vice-coordenador do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia da República, foram os oradores das Jornadas de Formação da JSD intituladas “Os Pilares da Democracia Portuguesa”, que decorreram no sábado.

Publicidade

As intervenções tiveram início com Pedro Sousa, que centrou o seu discurso no poder local e deixou “conselhos de trabalho” aos jovens.

Quanto aos pilares da democracia portuguesa, Pedro Sousa elegeu “em primeiro lugar o estado da liberdade, liberdade de expressão e liberdade de imprensa”. “Falo também de um afastamento claro que existe das pessoas em relação à política e referi aqui alguns mecanismos de aproximação como são por exemplo, o referendo local e o orçamento participativo em que mesmo nesses aspectos nós notamos um afastamento das pessoas da credibilidade da política e dos agentes políticos, que também é, absolutamente, fundamental para que as pessoas acreditem naqueles que os representam”, acrescentou.

No auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado, juntaram-se jovens de vários concelhos com os mesmos ideais social-democratas. “É importante, principalmente para os jovens, terem estas ideias basilares e os pilares da democracia portuguesa na sua formação”, comentou Alberto Fonseca, presidente da JSD Trofa, satisfeito com a adesão e participação dos jovens no debate.

Depois de os jovens terem estado “muitos anos de costas voltadas para a política”, Alberto Fonseca considerou que “ao longo dos anos têm vindo a demonstrar um interesse gradual”.

O objectivo era ensinar os jovens como se faz política, mas estas Jornadas são apenas o princípio: “Os jovens não vão sair daqui completamente preparados para qualquer cargo político, penso que é um bom princípio, que vem marcar a formação política de muitos jovens que cá estiveram hoje presentes, quer da Trofa quer do distrito do Porto”.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...