quant
Fique ligado

Ano 2010

AEBA Cup juntou mais de uma centena de jovens

Avatar

Publicado

em

O Estádio do Clube Desportivo Trofense foi palco de um dos maiores eventos desportivos do ano na Trofa. O AEBA Cup juntou mais de uma centena de jogadores, entre rapazes e raparigas, que competiram durante todo o dia na modalidade de futebol de cinco.

Os nomes das equipas foram dados pelas empresas patrocinadoras da iniciativa e depois de um improvável confronto entre “O Notícias da Trofa” e “TrofaTv” – mas este só dentro das quatro linhas – foram a “Bial” e a “Frezite” que protagonizaram a final da competição. No final, quem sorriu foi a primeira com uma vitória, por 5-4 depois das grandes penalidades (2-2 no final do tempo regulamentar).

A Câmara Municipal da Trofa esteve representada por Joana Lima e José Magalhães Moreira. A presidente da autarquia entregou o prémio fair-play à equipa “Vilhena”. Constituída apenas por raparigas, o conjunto acabou no 14º lugar e achou “muito divertido” o facto de ter participado na competição. Para vencer a taça de “jogo limpo”, as raparigas explicaram que enveredaram por fazer “o mínimo de faltas” e “levar isto na desportiva”, porque afinal de contas, “é para divertir”.

Já Cátia Macedo, da equipa “Salgueirinho” estava insatisfeita por só haver uma taça de fair-play. “Nós também merecíamos”, retaliava a jovem, que não sabe por que é que esse prémio não lhe foi atribuído. No entanto, deixou de lado a discordância e louvou a iniciativa da AEBA, instituição onde estuda Gestão e Armazenagem. “Foi muito boa e devia acontecer mais vezes”, sublinhou.

Colocar “formandos e formadores em convívio” era o objectivo primordial do AEBA Cup. Manuel Pontes, presidente da Associação Empresarial do Baixo Ave, referiu ao NT/TrofaTv que “sobretudo para formandos com alguns problemas sociais”, (Este evento) dá-lhes um dia de felicidade e anima-os para que correspondam à formação que lhes estamos a dar e na qual temos tido bastante êxito”.

O AEBA Cup foi, segundo Manuel Pontes, mais uma forma de a instituição conseguir “uma aproximação entre o formando e o formador”, assim como outras iniciativas que desenvolve durante o ano. “Temos vindo a fazer um trabalho valioso, sobretudo nos jovens com insucesso escolar. Depois de fazerem uma boa preparação teórica, na AEBA, que tem o apoio inexcedível das empresas, eles adaptam-se bem à simbiose teórica e prática. Quando acabam a sua formação saem felizes”, ressalvou.

O apoio das empresas patrocinadoras foi imediato, sobretudo porque se tratou de uma iniciativa dirigida aos jovens. O trabalho com crianças que demonstram sair de um ambiente social problemático tem sido o maior desafio da AEBA. “Há comportamentos que temos que limar. Para nós é uma satisfação verificar a integração destes jovens na vida real, porque dá-lhes ânimo, pelo facto de o emprego estar a escassear, e vontade de seguir uma carreira prática”, frisou o presidente da AEBA.

Por seu lado, Magalhães Moreira, vice-presidente da Câmara Municipal, considerou a iniciativa “extraordinária”, felicitando a AEBA, o departamento de formação e as empresas que colaboraram na organização. “Trata-se de pôr a confraternizar alunos dos cursos de educação e formação de uma forma muito sadia e frutuosa. Foi muito bom ver a camaradagem que reinou entre todos”, afirmou.

Publicidade

O autarca não deixou de frisar que a AEBA “já tem habituado com organizações excelentes” e “mais uma vez mostrou a sua capacidade de promover iniciativas e é louvável organizar cursos que recuperam alunos que, de outras maneiras, cairiam no absentismo e no abandono escolar”.

Na prova, as equipas “TrofaTv” e “O Notícias da Trofa” ficaram classificadas nos dez primeiros lugares.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...