Os consumidores passaram a poder utilizar a tecnologia contactless (sem contacto) para efetuar pagamentos presenciais com o cartão até 50 euros. Até aqui esta operação só era permitida em transações até 20 euros.

Assim, sempre que o consumidor necessitar de efetuar um pagamento só precisa de aproximar o cartão do terminal de pagamento, sem necessidade de utilizar o PIN.

Esta medidas decorrem do estado de pandemia da Covid-19 e de recomendações de distanciamento social preconizadas, em que são incentivados os pagamentos “sem contacto”, e resultam do definido pelo Banco de Portugal em coordenação com a SIBS.

Através da aplicação desta tecnologia contactless, o consumidor não necessita de entregar o cartão ao agente económico, apenas necessitando de aproximar o cartão do terminal de pagamento, sem ter de inserir o código pessoal.

Logo, o cartão não sai da mão do seu detentor, o que não obrigará à introdução do código pessoal no pagamento a efetuar.

Os cartões que não estejam ainda preparados para a utilização desta tecnologia serão progressivamente substituídos pelos respetivos bancos.

Para sua segurança evite fazer as suas compras utilizando dinheiro. Pode usar o seu cartão contactless ou continuar a efetuar pagamentos com o telemóvel, com esta tecnologia, como até aqui, independentemente do montante.

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