Peritos do Museu de Arte Antiga, em Lisboa, deslocam-se hoje ao Mosteiro de Singeverga, em Santo Tirso, para avaliar uma pintura a óleo atribuída a Jacopo Tintoretto, disse à lusa fonte do mosteiro.

tintoretto.jpgSegundo o padre Paulino, monge do Mosteiro de Singeverga, os peritos deram a indicação que estarão no mosteiro, depois do almoço, para ver a tela.

O padre Paulino referiu, contudo, que o objectivo desta visita não tem como objectivo “confirmar se a obra é do pintor veneziano Tintoretto”.

"A confirmação já nos foi dada pelo perito Vítor Serrão", disse o monge, acrescentando, no entanto, que "terá ainda que ser feito um estudo técnico à obra para se obter 100 por cento de certezas”.

"A adoração dos Reis Magos", uma enorme pintura a óleo, foi doada ao mosteiro Beneditino de Singeverga, em Santo Tirso, em 2003, por um particular de Lisboa.

O padre Paulino contou à Lusa que técnicos do Museu de Arte Antiga "já viram a obra antes dela ser entregue ao mosteiro".

"Na altura, viram-na e deram a sua opinião, dizendo que se trata de uma obra de grande valor, mas não confirmaram, com absoluta certeza, se é ou não de Tintoretto", sustentou.

Com cinco metros de comprimento e dois de altura, a pintura foi colocada na igreja abacial da Ordem Beneditina, estando parcialmente acessível ao público.

Em declarações recentes ao Diário de Notícias, o perito Vítor Serrão afirmou não ter dúvidas que a obra é do pintor veneziano.

"Eu ponho as mãos no fogo em como se trata de um Tintoretto, provavelmente feito a meias com o filho, Domenico, o seu herdeiro artístico", afirmou o historiador de arte, que analisou e estudou o quadro.

In LUSA