quant
Fique ligado

Ano 2007

Peritos do Museu de Arte Antiga analisam, no Mosteiro de Singeverga, tela atribuida aTintoretto

Avatar

Publicado

em

tintoretto.jpg

Peritos do Museu de Arte Antiga, em Lisboa, deslocam-se hoje ao Mosteiro de Singeverga, em Santo Tirso, para avaliar uma pintura a óleo atribuída a Jacopo Tintoretto, disse à lusa fonte do mosteiro.

tintoretto.jpgSegundo o padre Paulino, monge do Mosteiro de Singeverga, os peritos deram a indicação que estarão no mosteiro, depois do almoço, para ver a tela.

O padre Paulino referiu, contudo, que o objectivo desta visita não tem como objectivo “confirmar se a obra é do pintor veneziano Tintoretto”.

"A confirmação já nos foi dada pelo perito Vítor Serrão", disse o monge, acrescentando, no entanto, que "terá ainda que ser feito um estudo técnico à obra para se obter 100 por cento de certezas”.

"A adoração dos Reis Magos", uma enorme pintura a óleo, foi doada ao mosteiro Beneditino de Singeverga, em Santo Tirso, em 2003, por um particular de Lisboa.

O padre Paulino contou à Lusa que técnicos do Museu de Arte Antiga "já viram a obra antes dela ser entregue ao mosteiro".

"Na altura, viram-na e deram a sua opinião, dizendo que se trata de uma obra de grande valor, mas não confirmaram, com absoluta certeza, se é ou não de Tintoretto", sustentou.

Com cinco metros de comprimento e dois de altura, a pintura foi colocada na igreja abacial da Ordem Beneditina, estando parcialmente acessível ao público.

Em declarações recentes ao Diário de Notícias, o perito Vítor Serrão afirmou não ter dúvidas que a obra é do pintor veneziano.

"Eu ponho as mãos no fogo em como se trata de um Tintoretto, provavelmente feito a meias com o filho, Domenico, o seu herdeiro artístico", afirmou o historiador de arte, que analisou e estudou o quadro.

Publicidade

In LUSA

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...