quant
Fique ligado

Ano 2010

Pedrouços combate solidão e obesidade dos idosos

Avatar

Publicado

em

seniores

seniores

A solidão é um sintoma de um problema social para 17 por cento dos idosos inscritos na Unidade de Saúde Familiar de Pedrouços, Maia, e 36 por cento dos utentes seniores apresentam excesso de peso. Dos resultados obtidos, através de um inquérito realizado durante o ano de 2009 na USF de Pedrouços, nasce o “Encontro da Saúde”, gratuito, aberto a toda a comunidade e que vai decorrer nos dias 23 e 24 de Janeiro, entre as 11 e as 18 horas, na sede da Junta de Freguesia.

Este encontro pretende dar resposta às necessidades de saúde que foram levantadas, nomeadamente ao nível da melhoria da qualidade de vida dos idosos, para um envelhecimento bem sucedido, através de suportes emocionais, sociais e materiais e com o envolvimento de todos os parceiros sociais.

O Programa “Dar saúde à Vida ” inclui três projectos de intervenção: um na área do combate à solidão, designado de “troca de saberes”, que inclui algumas sugestões de actividades a serem desenvolvidas por um grupo multidisciplinar; uma consulta de combate à obesidade, sedentarismo e promoção de uma alimentação saudável “Comer bem, viver melhor” que ficará a cargo da Unidade Saúde Familiar.

Este “Encontro da Saúde”, com duração de 14 horas, nos dias 23 e 24 de Janeiro, será multifacetado. Para além da sensibilização e informação, serão instaladas na Junta de Freguesia de Pedrouços bancas alusivas à roda dos alimentos, gabinetes de podologia, de rastreio à audição e à visão, avaliação de tensão arterial, diabetes e índice de massa corporal.

Privilegiar-se-á, neste encontro, a interacção com os idosos, através de exercícios de geriatria promovidos por Enfermeiros especialistas em reabilitação. Os seniores participantes recebem à entrada um número que no final dará direito a um sorteio para assistir a um espectáculo de Filipe La Féria ou um fim-de-semana numa pousada do INATEL.

A Sessão Solene de Abertura será no próximo dia 23 de Janeiro, pelas 10 horas, na Sede da Junta de Freguesia de Pedrouços.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...