quant
Fique ligado

Ano 2010

Passos de Dança certificados

Avatar

Publicado

em

A escola Passos de Dança certificou todos os alunos depois de mais um ano de aprendizagem e entrega ao ballet e ao jazz.

A intensidade da luz diminui, as cortinas do palco abriram, as bailarinas assumiram as suas posições e a música… não tocou. Como verdadeiras profissionais, as bailarinas mais velhas da escola Passos de Dança aguentaram as suas posições durante o minuto silencioso que antecedeu a primeira actuação da noite durante a cerimónia de entrega de diplomas, que aconteceu este sábado, no Salão da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado. Ao longo da noite, voltariam a subir ao palco mais duas vezes, encantando todo o público com os seus passos de dança.

Com quatro anos de existência, a escola, que conta com o apoio da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, tem ao dispor diversos estilos de dança. Com idades entre os 2 e os 17 anos, ao longo de um ano, os alunos aprenderam, esforçaram-se e treinaram para melhorar o seu desempenho. No entanto, na noite de sábado quem mais brilhou foram as alunas e o aluno de ballet clássico e jazz, que receberam os seus diplomas.

A Passos de Dança é uma escola certificada pela Royal Academy of Dance – Academia de Dança Real (RAD) e pela International Dance Teachers Association – Associação Internacional de Professores de Dança (IDTA), duas reconhecidas instituições inglesas. Assim, as crianças são avaliadas por examinadoras internacionais, que analisam o desempenho das bailarinas.

Cada turma subiu ao palco para receber o seu certificado e Márcia Ferreira, professora responsável pelas aulas de ballet clássico e jazz, atestou que todas “tiveram resultados excelentes”. Os prémios foram entregues por José Sá, presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, Natália Soares, vogal da Junta, Teresa Fernandes, vereadora do Desporto e Juventude da Câmara Municipal da Trofa e José Magalhães Moreira, vice-presidente da autarquia, que teve o privilégio de entregar o diploma à sua neta, que também frequenta a Passos de Dança. As meninas mais novas receberam o certificado das mãos da professora Márcia, que fez questão de lhes entregar o primeiro prémio pelo seu trabalho.

José Sá mostrou-se “satisfeito” com o sucesso alcançado pela escola que ajudou a nascer: “Este é um projecto que dá gosto, pois temos grandes bailarinas que deram os primeiros passos nesta escola”. “A Junta de Freguesia vai tentar continuar a apoiar este projecto e se possível criar melhores condições”, assegurou.

A vereadora do pelouro do Desporto e Juventude já conhecia a escola e confessou estar “encantada” com o espectáculo a que assistiu: “Sou uma fã do trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia e pela professora Márcia com estas crianças”. Teresa Fernandes reconheceu que a dança assume “um papel muito importante no desenvolvimento dos mais novos”.

Márcia Ferreira era o rosto do orgulho no final da cerimónia: “Cada vez me orgulho mais”. Deixando a falsa modéstia de parte, a professora de dança assumiu que “já estava esperançada que a escola atingisse o reconhecimento que tem actualmente”. “Esta é uma arte de paixão e quando vi no primeiro ano o amor que elas (alunas) dedicavam à dança, percebi que seria algo para durar. Hoje, orgulho-me de dizer que algumas destas mais velhas já pensam em seguir uma carreira ligada a esta área”, acrescentou. Ainda assim, Márcia Ferreira reconheceu que “não estava à espera” que a escola chegasse a este patamar “em tão pouco tempo”.

A Passos de Dança nasceu em 2006 e conta com 120 alunos, divididos entre ballet clássico, jazz e danças de salão.

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...