quant
Fique ligado

Ano 2010

Escolas A querem aliar formação às vitórias

Avatar

Publicado

em

Pequenos craques do escalão de Escolas A do Trofense vão tentar disputar os lugares cimeiros do campeonato. Formação das crianças é muito mais do que ensinar a jogar futebol, afirmou o treinador.

Uma missão impossível seria a equipa do NT conseguir passar despercebida por entre os pequenos craques do Clube Desportivo Trofense em pleno Complexo Desportivo, em Paradela. Eles são os protagonistas de uma reportagem que ganha sempre um brilho especial com sorrisos abertos e inocentes.

Publicidade

Enquanto os jogagores das escolas A golearam o Pedrouços por uns expressivos 23-0, no sábado, os mais pequenos da Trofintas divertiram-se a posar para a câmara fotográfica do NT. Esta animação contagiante é um dos valores que fazem com que o departamento de formação do clube aposte cada vez mais na formação dos mais pequenos.

António Campos é o treinador do grupo de meninos do escalão de escolas A, que esta temporada vai tentar juntar o útil ao agradável, que é como quem diz “aliar a formação às vitórias”. “Antes de mais queremos formar jogadores, mas começar pelo escalão mais baixo, de forma a que quando eles chegarem aos escalões mais velhos consigam ter princípios de jogo, identidade e futebol positivo que nós defendemos no clube. Depois, queremos uma mentalidade vencedora e não a conseguimos sem ganhar”, explicou o responsável.

Este ano, o objectivo é “dar continuidade ao processo de formação que tem vindo a decorrer no escalão de escolas” e “conseguir um bom lugar no campeonato” para que a equipa consiga, na segunda fase, “jogar com os melhores” e colocar-se “no patamar mais elevado”.

A vitória folgada sobre o adversário até podia ser encarada apenas como aspecto positivo, mas o treinador alertou para o facto de ser importante “cultivar o respeito pelo adversário”, meta apenas conseguida com muito trabalho. Mas resultados como estes António Campos só os espera na primeira fase do campeonato, porque na segunda “já existe mais competitividade”.

A escola de formação do Trofense parece ter muito mais do que a disciplina do futebol. Respeito, superação, cooperação, entrega, companheirismo e solidariedade foram valores enunciados pelo responsável e que são tidos em conta com tanta importância como a qualidade do jogo. “Nós procuramos formar não só em termos desportivos, mas também sociais e culturais. Queremos que tenham princípios de jogo e de vida. Isso vê-se no treino, no jogo, mas também no balneário, a interacção que eles têm uns com os outros e com os adversários”, frisou.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...