No âmbito do programa "Caminhadas no Litoral Minhoto" que decorrem no 1º Domingo de cada mês vai-se realizar no dia 1 de Julho o passeio pedestre "Trilho dos Miradouros" que decorrerá na Arriba Fóssil de Esposende.

Este percurso terá o seu início no adro da Igreja de Palmeira de Faro (concelho de Esposende), pelas 9h30. Subir-se-á até ao cimo do Monte de Faro, aonde se avista uma impressionante paisagem do oceano Atlântico e toda a zona costeira entre Esposende e Póvoa de Varzim, a sul, e o Bom Jesus de Braga, a este. Em alusão à toponímia, Castro de S. Lourençoem tempos possivelmente medievais, no cimo do monte de Faro existiria um farol (ou faro), que guiaria os navegantes pelo alto-mar. Em algumas das vertentes deste monte também existem pequenas minas que apenas foram exploradas durante a IIª Guerra Mundial em busca do volfrâmio.

Deixando o Monte de Faro prosseguir-se-á pelo coberto florestal até ao Castro de S. Lourenço. Este aprazível castro, cuja primeira ocupação data de meados do IIIª milénio A.C. foi sendo habitado ao longo dos séculos de modos diferentes, como o atesta as suas habitações com formas e materiais diversos. Algumas das casas foram reconstruídas no final do séc. XX. Junto, uma capela, já mencionada em registos do séc. XVI (mas que entretanto foi bastante alterada), rodeado por uma muralha, possibilita-nos usufruir de uma bela panorâmica da costa atlântica de Esposende e do estuário do rio Cávado.

Sair-se-á então em direcção à povoação da Abelheira, passando pela ribeira de Peralta, visitando à frente a "Mamoa da Portelagem", um dos mais importantes dólmenes nesta região, onde se apresentam tão comuns. Pouco depois chegamos aos pitorescos moinhos de vento e azenhas da Abelheira, dispostos como que em cascata sobre a encosta. Conforme o número e tipo de participantes existe ainda a possibilidade de se visitar o miradouro e capela de Nª Senhora da Paz, na proximidade. Regressamos então até ao castro de S. Lourenço, onde aí podemos desfrutar de uma ampla área de lazer nas imediações, permitindo assim aos participantes almoçar e descansar de modo tranquilo. Já com as forças restabelecidas regressamos à povoação de Palmeira de Faro, onde o percurso finaliza.

O "Trilho dos Miradouros" é um trilho circular de extensão de cerca de 14 km com um tempo estimado de 5 horas (incluindo o almoço). O seu nível de dificuldade é fácil/moderado. A participação é livre e gratuita.

Inscrições gratuitas (não incluem seguro, transporte e almoço, devendo os participantes levar almoço volante):
pedestrianismo@gmail.com
verdeminho@gmail.com

As "Caminhadas no Litoral Minhoto" que se realizam no 1º Domingo de cada mês pretendem percorrer algumas das áreas mais naturais dos concelhos de Caminha, Esposende, Viana do Castelo e Vila do Conde, passando por espaços como a Arriba Fóssil de Esposende, a serra de Santa Luzia, a Reserva Ornitológica de Mindelo, a costa do concelho de Esposende e de Viana do Castelo, ou a foz do Rio Minho, evidenciando que no litoral ainda existem espaços naturais que merecem uma constante visita e usufruto. Estas caminhadas são organizadas pelo blogue "Pedestrianismo e Percursos Pedestres" (http://pedestrianismo.blogspot.com/) e pelo Grupo de Caminhadas VerdeMinho (http://verdeminho.blogspot.com/).