quant
Fique ligado

Ano 2011

Ovelhas não são para mato!

Avatar

Publicado

em

 

A eco-caminhada “Rota das Terras Férteis em Perigo” aconteceu, no passado domingo, dia 13, organizada pelo Agrupamento de Escutas 635 de São Romão do Coronado e pela Associação para a Protecção do Vale do Coronado.

Dez quilómetros percorridos nas freguesias de São Romão e São Mamede, às voltas por carreiros florestais, quelhas e campos agrícolas. Oportunidade para, mais uma vez – e nunca é de mais! – sensibilizar e fazer compreender a riqueza do património rural e paisagístico do (ainda ameaçado) Vale do Coronado.

Em fim de semana dominado por um tal de São Martinho, já São Pedro não deve ter achado muito graça e fez das suas: a chuva que antecedeu a caminhada provocou muitas desistências, mas, na verdade, “ovelhas não são para mato”. Sessenta e um caminhantes participaram, cheios de garra, provando que, afinal, a chuva teve medo deles! Curiosamente, alguns vindos do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos ficaram a conhecer o mundo rural bem ativo desta zona e pasmaram com a possibilidade da outrora badalada Plataforma Logística Maia-Trofa ali ser implantada!

Após a época de colheitas – com destaque para as vindimas, as desfolhadas e a lufa-lufa da ensilagem do milho-forragem – o Vale do Coronado ainda apresenta as derradeiras sementeiras outono-invernais. A caminhada seguiu as pistas das belas-e-lustrosas pencas e, principalmente, as primeiras aventuras dos recém-semeados azevém e aveia, tudo isto bem “pintado” de verde, muito verde, nos terrenos agrícolas da Gondão, Fontes, Calçada, Vila, Paiço e Cegonheira, à boleia da Quinta de São Romão, do Ribeiro da Mamoa, do Caminho de Santiago, da Fonte do Vilarinho e da breve lição de História Local dada pelo gigante Professor António Maia. Cabras, vacas e até os elegantes cavalos Lusitanos da Quinta das Arcas completaram a animação do evento. Tudo isto, um regalo para os olhos, às portas do Porto, hein!

Na (ga)linha do horizonte, seguem-se mais atividades, abertas a todos os trofenses, até mesmo aos mais… distraídos! Siga a página facebookiana do bio-agradável Vale do Coronado: basta fazer “gosto” em http://facebook.com/valedocoronado

Vítor Assunção e Sá

{fcomment}

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...