quant
Fique ligado

Edição 509

Opinião: Felicidade é ter um presente de esperança num futuro risonho

Avatar

Publicado

em

moreira-da-silva

moreira-da-silvaEmbora sendo um enigma que tem inquietado a humanidade, a felicidade transporta consigo um sentimento maravilhoso, que nos transmite bem-estar e uma paz interior, um estado de satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento, a inquietude e a tristeza são transformados em emoções agradáveis, que vão desde o simples contentamento até à alegria intensa de viver. É um sentir amor pela vida e viver uma vida serena e feliz!

Ninguém é feliz o tempo todo, mas algumas pessoas são mais felizes que outras, pois encontram a felicidade nas pequenas conquistas e nas coisas simples que a vida oferece e as faz sentir bem com elas e com os outros. São os pequenos prazeres da vida, o desapego aos excessos, o descomplicar a vida, a opção pela humildade, a simplicidade do existir, a alegria de viver. É o encontrar a felicidade ao dobrar a esquina do tempo! 

A felicidade abrange dois aspetos distintos: os prazeres e as gratificações. Os prazeres são satisfações com componentes sensoriais e fortemente emocionais, são passageiros e envolvem pouco ou nenhum raciocínio. As gratificações são atividades que nos envolvem e gostamos muito de praticar, duram mais que o prazer, envolve raciocínio e interpretação, não cria hábito facilmente.

Os prazeres são importantes, porém o que mais gera gratificação é a utilização das nossas forças e virtudes pessoais nas coisas que naturalmente fazemos bem e somos intrinsecamente recompensados. A felicidade está nas abundantes gratificações, que conseguimos ter e conservar, e nas atitudes positivas que nos ajudam a transformar problemas em oportunidades e oportunidades em desafios.

A positividade manifesta em serenidade, alegria ou gratidão, dá uma nova perspetiva à vida, amplia a nossa mente e expande o nosso campo de visão. Depois do determinismo genético e dos problemas ambientais, para aumentar o nosso nível de bem-estar e felicidade, temos a nossa atitude positiva. É através da mudança de atitude perante a vida, que podemos ser mais equilibrados e satisfeitos, podemos ser mais felizes.

A construção da felicidade é um trabalho individual, de nos abrirmos, de se permitir deixar florescer o que há de melhor em nós, de abrir as mãos e oferecer ajuda, de viver avidamente cada momento, de prestar favores sem recompensas, de expressar gratidão por tudo aquilo que temos e vivemos, de colocar mais gentileza e nobreza nos atos e bondade nas ações. A felicidade conquista-se pelo exercício da virtude e não da posse. É a felicidade baseada no altruísmo e na solidariedade entre as pessoas.

Todos temos recursos para florescer e viver de um modo mais gratificante. Ao abraçarmos a vontade de ser feliz, desenvolvemos todo o nosso potencial, vivemos com paixão e enchemos o coração com uma esperança imensa, sentimos gratidão pelo facto de a viagem que é a vida nos ter trazido até mais perto dos nossos sonhos. Conseguimos pintar o futuro com um sorriso, pois felicidade é ter um presente de esperança num futuro risonho.

Façamos por ser felizes, hoje e sempre!

José Maria Moreira da Silva

moreira.da.silva@sapo.pt

Publicidade

www.moreiradasilva.pt

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...