quant
Fique ligado

Ano 2007

Opinião de Paulo Queiros

Avatar

Publicado

em

paulo-queiros

O Noticias da Trofa passou a semanário ! Esta é uma notícia que todos nos podemos congratular, pois há falta de espaço para o debate das coisas que importam à Trofa. Mas mais que o espaço penso que faltará a vontade de muitos para o fazer, pelos mais diversos motivos.

  Não digo que haja um clima de medo, mas uma tendência para seguir os vencedores e evitar criticar quem detém o poder. Há alguma dificuldade em assumir posições que vão contra o poder estabelecido, pois há sempre o receio de algum tipo de represálias  ou perda da possibilidade de "entrar" para as listas de emprego. Esta situação já virou "inimigos" que criticavam o actual Presidente da Câmara em acérrimos defensores das suas causas, de modo a granjear a sua simpatia. Lembramo-nos de muitas tertúlias anteriores à primeira eleição autárquica para a Câmara da Trofa…

Outros não têm uma maior intervenção devido a um desânimo que se sentiu após a natural euforia da criação do concelho. Sentiu-se uma onda de optimismo que esbarrou depois na percepção de que pouco tinha mudado na condução do Concelho, deitando abaixo braços que muita falta fazem hoje na discussão do nosso futuro

Também aos órgãos de comunicação se "exige" frontalidade e coragem. Sei que um jornal com esta dimensão tem alguma dificuldade em prescindir dos anúncios e publicidade da Câmara e outros órgãos autárquicos. Sei que as recentes alterações ao estatuto dos jornalistas, com o que representa de risco para a liberdade de imprensa, vem trazer ainda mais dificuldades em manter uma linha editorial isenta e independente, mas reconheço coragem e frontalidade aos mentores desta aventura editorial, pelo que sei que esta passagem a semanário é, efectivamente, uma maior igualdade de oportunidades.

Também os últimos sinais do governo apontam para o aumento deste medo de expor uma ideia que não seja alinhada no "pensamento global". Não preciso alongar-me muito nestes sinais pois certamente todos estarão lembrados deles, mas não posso deixar de referir um que não mereceu a devida projecção, o cruzamento de dados de funcionários públicos grevistas e as formas de pressão contra outros funcionários para que não exercessem o seu direito.

Mas os Trofenses têm que deixar de lado este receio, e eu penso que o vão fazer. Não me esqueço que estes são os Trofenses que lutaram pelo direito ao seu Concelho, que lutaram ao lado do seu clube da terra pela reposição da verdade desportiva, que lutaram pela alternativa aos muros da CP, que lutaram pelo Metro para Trofa, e que lutarão sempre pela defesa dos seus direitos e aspirações. Mas não podem deixar esta luta apenas nas mãos dos "políticos", sejam eles quem forem, do poder ou da oposição. Não podem só comentar pelos cafés e depois não concretizarem as suas criticas. Têm que expor as suas ideias e aspirações para o futuro deste concelho.

A sua construção diz respeito a todos nós e não apenas aqueles que estão no poder. É certo que foram legitimados pelo voto popular, mas este mandato é para ser gerido com autoridade mas sem autoritarismos. É para ser exercido sem estar mais preocupado com a publicidade aos seus pseudo feitos do que ao trabalho que está pela frente.

Que esta passagem a semanário seja o catalizador para que, novamente se sinta o pulsar das gentes independentes e que pensa pela sua própria cabeça, abrindo uma nova vaga de contributos para o enriquecimento do nosso Concelho

Paulo Queirós

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...