quant
Fique ligado

Ano 2007

O Slotcar e o Clube Slotcar da Trofa

Avatar

Publicado

em

No Clube Slotcar da Trofa existe uma oferta de actividades muito diversificada

O Clube de Slotcar da Trofa tem dado que falar nos últimos meses pois tem obtido bons resultados nas competições da modalidade em que tem participado. Para explicar o que é afinal o Slotcar o "O Notícias da Trofa" visitou o Clube Slotcar da Trofa para dar a conhecer um pouco mais da história desta modalidade, em que consiste e os passos que nos últimos 3 anos foram dados na Trofa, rumo à criação de um pólo Nacional de Slotistas.

No Clube Slotcar da Trofa existe uma oferta de actividades muito diversificada

  O Slotcar é uma modalidade que consiste na utilização de mini-modelos à escala, em pistas eléctricas, normalmente designadas de "pistas de carrinhos". Esta modalidade que recentemente começou a chegar ao conhecimento do público em geral teve início por volta do já longínquo ano de 1910, confundindo-se o seu aparecimento entre os Estados Unidos e a Alemanha, tendo desde então conhecido altos e baixos, mas nunca mais deixou de existir.

Em Portugal o seu aparecimento data dos anos setenta, tendo nessa década conhecido um bom incremento, ao qual se seguiu uma forte diminuição com a introdução dos vídeo jogos, na década de oitenta e noventa. Já no final da década de noventa deu-se um ressurgimento, sobretudo impulsionado pelo desenvolvimento da modalidade em Espanha, País que conta com mais de 30.000 praticantes e que graças á oferta de varias marcas de fabricantes criaram as condições ideais para que se viva um momento de "alta" na modalidade, tendo actualmente Portugal cerca de 1.500 praticantes.

É neste contexto, que no início de 2004, surgiu na Trofa o "Clube Slotcar da Trofa", fruto da vontade de 6 Amigos que abrindo ao público um espaço de cerca de 160 metros quadrados (frente aos Bombeiros Voluntários, traseiras do prédio das piscinas), proporcionaram à Trofa a existência de um espaço de laser que, uma vez visitado por inúmeras pessoas, se foram Associando, dando corpo ao que actualmente é o "Clube Slotcar da Trofa".

No Clube Slotcar da Trofa existe uma oferta de actividades muito diversificada, que vai desde as provas de Velocidade, Raid ou Rally, como na escala real até as actividades de Modelismo e Maquetismo, passando pelas competições com outros Clubes e Associações e de quando em vez outras organizações, como é exemplo o futebol de salão, convívios de Verão, festa de Natal e recentemente o baile de Carnaval.

Actualmente este Clube conta com cerca de 70 associados, dos quais mais de 40 são praticantes e que com regularidade ocupam as suas tardes de Sábado e noites de Segunda-feira em treinos e competições. Além destes dias o Clube encontra-se ainda aberto as Quintas e Sextas-Feiras á noite e Domingos de manhã.

Dentro das actividades normais, o Clube está a disputar um Campeonato de Rally, com realização de uma prova por mês na sede do Clube, onde as pistas tomam aspecto de verdadeiros troços de Rally, onde para simular os pisos das pistas, recorrem ao pormenor da colocação da farinha a imitar a neve ou a cevada a imitar a terra, entre muitas decorações que colocadas em volta destas, dão cenários a fazer crer mesmo as paisagens reais.

Bom exemplo dos bons cenários que são criados, está também o Raid, em que á escala 1/32 foi disputado o Trofa/Dakar, ao mesmo tempo que decorria a famosa prova Lisboa – Dakar e onde para além da decoração a competição foi participada por mais de 40 pilotos, tendo o Clube conseguido grande repercussão nos meios de comunicação nacionais, como foi exemplo o Jornal "AutoSport", "Primeiro de Janeiro" e até mesmo nas revistas "Visão" e "Visão Júnior".

Dentro da Velocidade o Clube também faz muitas provas internas e externas, das quais se destaca a participação na Competição SlotSéculo21, onde participam além da Equipa Trofense, a Equipa de Aveiro, Coimbra, Cacém, Cartaxo e Castelo Branco, competição esta que consiste em percorrer as pistas dos 6 Clubes, entre os meses de Outubro e de Abril.

Publicidade

Outro grande momento da colectividade decorreu no mês de Julho de 2006 onde, no pavilhão Rosa Mota se disputou as 24 Horas de Slot do Porto, alinharam 32 Equipas Nacionais e Estrangeiras, tendo para essa prova o Clube Slotcar da Trofa levado 18 atletas, demonstração inequívoca do dinamismo e paixão que todos colocam nesta modalidade e particularmente neste Clube.

A nível internacional o Clube em 2005 foi o legitimo representante de Portugal na "Ninco World Cup" em Barcelona, mercê da vitoria alcançada na prova de apuramento Nacional, tendo na grande final em Espanha obtido um excelente 6º posto entre as melhores Equipas Mundiais.

Dadas as características desta modalidade, os responsáveis deste Clube, confidenciaram ao NT que pretendem fazer desta associação um Clube Juvenil, já que a grande massa de Associados e Praticantes se insere na faixa etária abaixo dos 30 anos, mas não só, pois os mais velhos são muito bem vindos ao Clube pois a experiência de vida aliada à Juventude proporciona um excelente encontro de gerações com ganhos recíprocos para todos aqueles que gostam de passar bons momentos de divertimento.

Para mais informações consulta o site oficial do Clube em www.slotcartrofa.com

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...