No dia 12 de Dezembro de 2002 a Trofa mudou. Nascia no concelho um jornal que prometia informação clara, isenta e sem tabus…e cinco anos depois mantém essa máxima, privilegiando a imparcialidade e a inovação a cada edição publicada. De um pequeno jornal de 12 páginas distribuído quinzenalmente até à publicação semanal "foi um passo", dado por um conjunto de jovens que têm trabalhado afincadamente para levar à população os momentos mais marcantes do concelho.

  Vera Araújo é a directora deste periódico e dividiu com Magda Araújo a responsabilidade de conseguir colocar nas bancas a edição 0, apenas com dois computadores, uma máquina fotográfica e um gravador, mas com muita vontade e ajuda de empresas e amigos que sempre acreditaram neste projecto.

Cinco anos depois e já com uma edição online, disponível 24 horas em qualquer parte do planeta, O Notícias da Trofa já registou mais de 740 mil visitas no seu sítio na internet, com uma média de 1920 páginas lidas por dia, um indicador muito apreciável, tendo em consideração que se trata de um jornal com cariz regional.

No próximo sábado a família do O Notícias da Trofa reúne-se no seu jantar anual para comemorar esta data com os seus colaboradores.