quant
Fique ligado

Ano 2009

O mais visto na Trofa em 2008

Avatar

Publicado

em

 Dois mil e oito foi o ano que marcou o décimo aniversário do concelho da Trofa. Com ele diversos acontecimentos encheram a actualidade do mais novo município do país e as páginas d’ O Notícias da Trofa.

Entre anúncios de novas infraestruturas, iniciativas do órgão governativo do concelho, a presença de diversas personalidades e os acidentes que revelam a realidade da sinistralidade rodoviária, nada escapou à cobertura jornalística deste semanário.

Com 2008 a terminar, o NT faz um balanço das capas deste ano que mais expressão tiveram nas bancas, assim como das notícias mais lidas no site oficial.

Os acidentes que vitimaram pessoas na linha ferroviária e que liga a Trofa ao Porto, Braga e Guimarães foram notícia no periódico durante o ano e fizeram com que os exemplares esgotassem em muitos quiosques. Aliás, o ano jornalístico do NT começou com a morte de uma mulher na linha de comboio, em S. Romão do Coronado. Seguiram-se mais quatro acidentes do género, que vitimaram três pessoas, uma mulher e dois rapazes.

Também os acidentes rodoviários ilustraram algumas páginas do NT e dos noticiados resultaram alguns mortos, como o acidente que envolveu um motard de Santo Tirso, que não resistiu aos ferimentos, depois de bater num veículo ligeiro.

A criminalidade também foi um tema corrente no semanário, mostrando a realidade trofense no que toca a assaltos, que se sucedem todas as semanas. O assalto à Escola EB 2,3 de S. Romão, à sede do Grupo Recreativo de Alvarelhos e a vários estabelecimentos do tecido comercial do concelho foram um dos temas responsáveis pelo elevado número de vendas do NT.

A subida do Trofense foi também objecto da cobertura do NT. Todos os acontecimentos importantes do clube mais representativo do concelho não escaparam à objectiva do NT, que relatou com todos os pormenores da ascensão à Primeira Liga. O NT dedicou seis primeiras páginas ao Trofense, duas referentes à subida, uma que anunciou a renovação do contrato com o treinador António Conceição e outra que informou sobre a saída do técnico. Uma deu destaque ao Torneio Trofense Cup e outra mostrou o novo plantel sénior do clube para a temporada 2008/2009.

O NT mostrou ainda realidades do concelho que permanecem escondidas. As condições degradantes que vive um homem que sofre de alcoolismo, na antiga estação do Muro, ou a vida de Luís Paulo, uma criança que sofre de leucemia, foram matéria de reportagens do NT e também da TrofaTv que, com certeza, não foram indiferentes a todos os leitores do NT.

Foram notícia também a inauguração de vários equipamentos e infraestruturas. Uma das mais emblemáticas deste ano foi o Aquaplace, Academia Municipal da Trofa. As novas urgências e a unidade cirúrgica em Santo Tirso, a Casa da Ressurreição e a Creche e Jardim-de-infância, em S. Romão do Coronado foram algumas da obras concluídas durante 2008 e que figuraram na primeira página do NT.

Publicidade

O site oficial do jornal foi também uma ferramenta informativa de eleição para os trofenses. A solidariedade dos trofenses ficou evidenciada pelos 3086 acessos à notícia do pequeno Luís Paulo, a mais lida de 2008.

A notícia das comemorações do décimo aniversário do concelho foi a segunda notícia mais lida, com 2603 acessos, seguindo-se a notícia “Colégio da Trofa vai implementar novos graus de ensino para dar resposta à comunidade”, com 2479 acessos, “Aberto concurso para investimento em Áreas de Acolhimento Empresarial”, com 2452 acessos e “Frezite recebeu Prémio Nobis”, com 2446 acessos.

Na TrofaTv o “top 5” das reportagens mais vistas conta com um total de 3906 acessos até ao momento. O vídeo mais visto foi a festa da subida do Clube Desportivo Trofense, com 1255 acessos, seguindo-se a reportagem que alertou para a existência de um poço aberto, em Cidai. “Perigo à espreita” foi acedido por 877 vezes, ficando à frente do vídeo do “Trofense Campeão”, que foi visto 719 vezes. A greve dos alunos na Escola Secundária da Trofa também figura nos cinco mais vistos, com 545 acessos e, por último, a apresentação da TrofaTv contou com 510 visualizações.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...