quant
Fique ligado

Edição 607

O contacto com os meios da Proteção Civil

Avatar

Publicado

em

A Proteção Civil é uma “Tarefa de Todos para Todos” e, por isso, houve mais uma visita dos meios que a compõem às escolas, de forma a sensibilizar os mais novos para a segurança.

A Escola Básica e Jardim de Infância de Finzes, em S. Martinho de Bougado, recebeu, na manhã de quarta-feira, 25 de janeiro, uma visita dos vários meios da Proteção Civil, que contou com uma demonstração da Equipa Cinotécnica da Guarda Nacional Republicana (GNR) e do combate de incêndio pelos Bombeiros Voluntários da Trofa.
Além das demonstrações, o recinto do recreio serviu como expositor dos meios do Destacamento de Intervenção (DI), do Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS), da Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente (EPNA) e da Escola Segura da GNR, assim como os meios dos Bombeiros Voluntários da Trofa, da Polícia Municipal, da Associação de Silvicultores do Vale do Ave (ASVA), da Proteção Civil Municipal e da Equipa Municipal de Intervenção Florestal.
O oficial Carlos Cadilhe declarou que a presença dos Bombeiros Voluntários da Trofa neste tipo de eventos é “uma forma de mostrar o que a corporação faz, sensibilizar estes jovens para o que é um incêndio, como começar a combatê-lo e como usar um extintor perante um incêndio”. Assim, os soldados da paz fizeram uma demonstração com “um extintor de CO2”, mencionaram “os cuidados” a ter e “qual a eficácia da espuma perante um combate a um incêndio”. Houve ainda a oportunidade de “alguns professores” utilizarem o extintor, para “sentirem as dificuldades de chegar perto do calor e da chama”. “Convém apostar neste tipo de atividades, porque a primeira intervenção é feita pelas pessoas. Cada um, na sua casa, se conseguir logo extinguir o incêndio é mais fácil os bombeiros chegarem lá e verificarem se, eventualmente, há algum perigo ou não, do que chegarmos com um grande incêndio e utilizarmos muitos meios para conseguir extingui-lo”, asseverou.
Uma manhã diferente para os alunos, onde, segundo Ana Moreira e Soraia Dias, alunas do 4.º ano, aprenderam que devem “ter cuidado com o fogo”. Já a coordenadora da EB1 Finzes, Fátima Gonçalves, defendeu que a Proteção Civil “somos todos nós” e, por isso, “é muito importante que as crianças, desde pequenas, se apercebam da existência e da função” de todos estes meios. “Os alunos do pré-escolar estão encantados, tiveram acesso a todos os meios, entraram nos carros, tocaram sirenes e fizeram perguntas”, declarou, referindo “o interesse e a animação” por parte dos alunos do 1.º ciclo.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...