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Desde a data da sua constituição, a AEBA totaliza cerca de 600 inscrições de associados e os responsáveis acreditam que este número tende a crescer. A abrangência da Associação, quer em termos geográficos, quer em termos do número de serviços que disponibiliza aos seus associados, são os principais trunfos da AEBA.

Dividida por sectores de actividade, a AEBA tem na área de Comércio e Serviços o seu maior número de associados (59 por cento), segue-se a Indústria com 19 por cento, a área da Restauração com 16 por cento e a Construção com seis por cento dos associados.

 

AEBA alarga número de serviços

 

Os associados da AEBA usufruem de um conjunto diversificado de benefícios e regalias que transmitem confiança e utilidade às empresas. A AEBA pretende ter cada vez mais serviços de qualidade e de grande utilidade para as empresas, por isso tem vindo a aumentar gradualmente o leque de serviços disponíveis: Apoio Administrativo e Fiscal, Auditorias, Candidaturas de Projectos, Consulta Jurídica, Consulta Médica, Consultoria, CNO – Centro Novas Oportunidades, Encaminhamento Profissional, Estágios, Consultoria Formativa, Formação Profissional, Informações, Licenciamentos, Recrutamento e Selecção, Relações Públicas.

 

 

A experiência formativa e as certificações

 

A AEBA sabe que o sucesso das suas empresas associadas depende também do nível de formação e actualização das competências dos seus funcionários, por isso apostou na formação e certificação. Ao nível da formação profissional para empresários, quadros superiores e activos empregados e desempregados, a AEBA é hoje uma entidade, acreditada pela DGERT – Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, de referência nesta região.

Desde 2001, ano em que se iniciou a actividade formativa na AEBA, até à actualidade já foram emitidos 2393 certificados, executadas 242 acções de formação, que corresponde a um volume de formação total de 343.640 horas de formação.

O Centro Novas Oportunidades da AEBA iniciou a sua actividade em 2005 e já recebeu a inscrição de 2945 adultos, interessados em obter a certificação de nível básico e de 1377 adultos para a certificação de nível secundário (desde 2007 apenas), através do processo de reconhecimento de competências.

 

Os cinco “mandamentos” da AEBA

 

Inovar: Estimular a modernização empresarial da região do Baixo Ave, criando mecanismos de redução dos custos e de aumento da eficiência das empresas.

Cooperar: Desenvolver um trabalho regular de informação, esclarecimento, sensibilização, aconselhamento e potenciação de redes de cooperação entre empresas e empresários, fomentando a identificação de oportunidades de negócio e prestando serviços de assessoria técnica com o objectivo de contribuir para o aumento da competitividade das empresas da região.

Formar: Promover a qualificação e especialização dos empresários, quadros superiores e activos das empresas da região, em áreas nas quais sejam detectadas falhas técnicas.

Incentivar: Fomentar o empreendedorismo e apoiar a instalação e a diversificação das empresas industriais, nacionais e estrangeiras.

Apoiar: Representar os associados junto dos organismos de decisão públicos ou privados e apoiar a internacionalização das empresas da região.