A AEBA comemora nove anos de actividade em prol da comunidade empresarial do Vale do Ave e assume-se como um projecto de sucesso preparado para dar resposta às variadas áreas funcionais das empresas, como a administrativa, comercial, produção, logística, recursos humanos nas regiões da Trofa, Santo Tirso, Vila do Conde, Maia e Vila Nova de Famalicão.

Criada formalmente a 12 de Abril de 2000, a AEBA – Associação Empresarial do Baixo Ave – nasceu de um projecto empreendedor e ambicioso iniciado por dezassete empresários, que definiram como missão da Associação a defesa dos legítimos interesses de todos os seus associados, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, indústria e serviços de toda a região do Baixo Ave, abrangendo os concelhos de Trofa, Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão, Maia e Vila do Conde.

O primeiro passo do projecto passou pela criação de alguns serviços de apoio ao tecido empresarial da região, como o apoio jurídico, consultório médico, apoio contabilístico, processamento de salários e liquidação da segurança social.

Depois de ultrapassar o desafio inicial, que consistia na cativação do maior número de empresas associadas, na altura difícil pela falta do culto do associativismo na região, a AEBA apresenta-se hoje como um projecto de sucesso, preparada para dar resposta às variadas áreas funcionais das empresas, como a administrativa, comercial, produção, logística, recursos humanos, etc.

Fomentar a actividade de carácter abrangente na região do Baixo Ave e divulgar as empresas locais e a região a nível nacional e internacional assumem-se como o principal contributo da AEBA, que se tem diferenciado igualmente pelo apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME) em projectos de gestão, através de formação específica direccionada para as empresas. Com uma estrutura flexível e multidisciplinar, a Associação tem conquistado a valorização das empresas na área da formação, através do “Programa de Formação PME”, dos projectos de formação, dirigidos a activos empregados e desempregados, como o “Projecto INOV-JOVEM”, entre muitos outros.

Um dos momentos mais marcantes da Associação nesta área foi a certificação da AEBA enquanto Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, agora Centro de Novas Oportunidades (CNO), ao nível do 9º e 12º ano de escolaridade. No último trimestre de 2008, a AEBA integrou 70 pessoas nos cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF’s) e de adultos (EFA). Ao CNO recorrem anualmente 1100 adultos e são cerca de 1300 os activos que procuram apoio na Univa para a procura de emprego. Em Maio de 2006, a AEBA foi reconhecida com o Prémio de Melhor Associação Regional do País pela AEP – Associação Empresarial de Portugal.

 

Mais e melhores serviços com novas instalações

 

Com o aumento do leque de serviços prestados às empresas e à população do Baixo Ave, a AEBA deparou-se com a necessidade de aumentar o seu espaço. Com cerca de 500 metros quadrados, as novas instalações, agora situadas no Centro Comercial Nova Trofa, apresentam um espaço mais funcional, permitindo centralizar todos os serviços, áreas técnicas e salas de formação no mesmo local. As centenas de pessoas que frequentam diariamente as instalações da Associação usufruem agora de um espaço amplo, com salas grandes, com excelente exposição solar, que permite a entrada de luz natural, cuja adaptação já permite uma climatização adequada à melhor saúde e ao rendimento de todos quantos lá trabalham e estudam. O novo espaço permitirá ainda eliminar brevemente as barreiras às pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida.