quant
Fique ligado

Ano 2007

Novo plano de defesa da floresta apresentado em Santo Tirso

Avatar

Publicado

em

A Câmara de Santo Tirso apresentou o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI), um documento de especial importância num concelho em que a floresta ocupa cerca de 49% da sua área total.
"O PMDFCI é um instrumento orientador das acções necessárias à defesa da floresta contra incêndios, definindo eixos e objectivos estratégicos e operacionais para melhor articular agentes e meios", salientou o presidente da autarquia, Castro Fernandes, na apresentação do documento. Na elaboração deste plano estiveram envolvidas as três corporações de bombeiros do concelho, mas também a PSP, a GNR e o Exército, além de autarcas, produtores florestais e associações ambientalistas.

incendiosPara o presidente da Câmara de Santo Tirso, trata-se de um documento que "se enquadra no planeamento florestal a nível nacional, no sistema de gestão territorial, no Plano Regional de Ordenamento Florestal do Baixo Minho e no Plano Director Municipal". O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios abrange cinco eixos estratégicos, nomeadamente o aumento da resistência do território aos incêndios florestais, a redução da incidência dos incêndios e a melhoria da eficácia do ataque e da gestão dos incêndios. Os dois restantes eixos são a recuperação e reabilitação dos ecossistemas e a adaptação de uma estrutura orgânica e funcional eficaz. No que se refere à melhoria da eficácia do combate aos incêndios, foi elaborado um esquema de vigilância e detecção que divide o concelho em áreas distintas de acordo com as zonas de intervenção de cada entidade.
Pretende-se com esta medida que a articulação de meios e entidades garanta que toda a área florestal concelhia esteja sob vigilância. No próximo Verão, a autarquia vai promover o programa ‘Vigiar para Preservar', que pretende mobilizar 500 jovens.

Fonte: Primeiro de Janeiro

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...