quant
Fique ligado

Ano 2007

Juventude – Exercer direitos, defender o futuro, contra a precariedade!

Avatar

Publicado

em

jaime toga

Em 28 de Março de 1947, em pleno fascismo, milhares de jovens participaram num acampamento em São Pedro de Moel que foi organizado pelo MUD Juvenis, a estrutura juvenil do Movimento de Unidade Democrática.

Nesse acampamento exigia-se a democracia e a liberdade. A resposta do regime fascista foi a tradicional repressão, a violência, a bastonada e a prisão de muitos dos jovens aí presentes.

Por este motivo, o dia 28 de Março é tido como uma referência na luta dos jovens pelos seus direitos. 

Jaime TogaCada vez mais o papel dos jovens é mais importante.

Num contexto em que cresce o ataque dos protagonistas da política de direita ao futuro das actuais e das próximas gerações no plano económico, social e cultural, cresce a necessidade de afirmar e defender o projecto de sociedade contemplado na Constituição da República Portuguesa.

A politica desenvolvida pelo actual governo PS/Sócrates aposta tudo na negação dos direitos da juventude, contrariando as justas aspirações de muitos milhares de jovens estudantes e trabalhadores.

Nos dias de hoje é incontornável ter presente que os problemas existentes no nosso país afectam em particular o jovens, nomeadamente no que diz respeito ao desemprego, à precariedade laboral (que será gravemente prejudicada de avançar a flexisurança), ao encerramento de escolas e à elitização do ensino com a aplicação do processo de Bolonha, ao ataque à segurança social, às alterações ao arrendamento jovem… 

Ao nível do ensino secundário, os estudantes e os trabalhadores-estudantes do lutam actualmente contra a crescente degradação da escola pública. O desmantelamento da Rede Pública de Estabelecimentos de Ensino, a chamada gestão empresarial de todo o parque escolar do país, podendo – entre outros aspectos – decidir da alienação de património, da concessão de serviços e mesmo de utilizações inconcebíveis dos espaços escolares.

Brevemente teremos as escolas a servir de casas de banquetes para casamentos, baptizados, comunhões… e até quem sabe sessões de "stript" na mesma linha do que a Câmara PS da Amadora promoveu para assinalar o dia internacional da mulher. 

Mas, falemos do mundo do trabalho onde está em curso um esforço do actual governo (seguindo a mesma lógica dos anteriores) de criar uma nova geração sem direitos com a generalização da precariedade, do trabalho temporário, do contrato individual de trabalho, dos baixos salários, do aumento dos ritmos de trabalho e da desregulação dos horários, afectando particularmente as jovens mulheres.

Publicidade

O desemprego juvenil é o dobro da taxa nacional e em 2005, 21,5% dos jovens entre os 15 e os 19 anos estavam desempregados, bem como 10,9% dos jovens entre os 19 e os 25 anos.

O peso relativo dos jovens desempregados com formação académica superior quadruplicou no espaço de 14 anos – 5,1% em 1992, para 20,6% em 2005). 

Defendendo e afirmando os seus direitos, milhares de jovens trabalhadores voltaram a sair à rua no 28 de Março deste ano. Defendiam o fim da precariedade e a estabilidade no emprego. 

Perante o ataque a quem menos pode, o caminho só ode passar pelo protesto, pela contestação, pela afirmação e defesa dos direitos laborais e sociais. 

O povo diz que quem cala consente, eu não quero consentir esta política! 
 
 
 

Jaime Toga

http://jaimetoga.blogspot.com/

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...