quant
Fique ligado

Ano 2010

Novo padre em S. Martinho e Santiago de Bougado

Avatar

Publicado

em

A Trofa vai ter um novo padre para ajudar nas paróquias de S. Martinho e Santiago de Bougado. Bruno Marcelo Ferreira tem 25 anos e virá em Setembro para a cidade.

Bruno Marcelo Barbosa Ferreira, de 25 anos, foi ordenado Diácono a 8 de Dezembro de 2009 e Presbítero a 11 de Julho de 2010 e, depois de celebrar a “Missa Nova”, vai prestar serviço na Trofa. O jovem sacerdote virá coadjuvar Luciano Lagoa e Armindo Gomes, nas paróquias de S. Martinho e Santiago de Bougado.

Natural da freguesia de Galegos, em Penafiel, Bruno Marcelo será vigário paroquial para ajudar os dois padres em serviço pastoral nas duas maiores freguesias do concelho em termos populacionais.

“Foi com alguma surpresa” que Luciano Lagoa, Vigário da Trofa e Vila do Conde, recebeu esta notícia, mas mostrou-se satisfeito com a escolha do Bispo do Porto, D. Manuel Clemente. “É um padre que me apraz e parece-me que é um sinal de grande apreço que D. Manuel, Bispo do Porto tem para com esta zona da diocese”, adiantou.

Em tom de brincadeira, Luciano Lagoa arriscou a dizer que “no mercado de transferências” Bruno Marcelo “foi uma boa aquisição”. “Tenho esperança que ele possa desenvolver aqui um trabalho muito bom, até porque uma das características do padre Bruno Marcelo é a sua apetência pela música. Ele dedica-se muito à música e é ensaiador de vários coros”, acrescentou.

“A paróquia de S. Martinho de Bougado é uma paróquia bastante grande e tem um pároco só. Santiago de Bougado é também uma paróquia muito grande e o padre Armindo já está a sentir algumas dificuldades no trabalho pastoral. Com 87 anos, já muito faz ele e realmente também gostava de deixar uma palavra de apreço muito grande pelo trabalho que o padre Armindo tem desenvolvido, mesmo com sua idade”, frisou Luciano Lagoa, adiantando que foi mesmo o padre Armindo Gomes que “mais ou menos há dois meses em reunião de vigararia manifestou a vontade de que pudesse ser encontrada alguma solução para o seu caso”.

Bruno Marcelo estará na Trofa a partir de Setembro e vai ficar a residir com o pároco de S. Martinho de Bougado. No entanto, há já “uma forte possibilidade” do novo pároco estar presente nas celebrações das Festas em honra de Nossa Senhora das Dores. “Tudo depende dos compromissos que já tenha assumido”, afirmou Luciano Lagoa.

O padre Bruno Marcelo Ferreira é licenciado em Teologia, pela Universidade Católica e é filho único.

 

Publicidade

Obras no telhado da Igreja Nova vão começar

O Ano Pastoral 2009/2010, que termina agora, foi marcado pela “Missão 2010”. As iniciativas dinamizadas um pouco por toda a diocese do Porto, a pedido do Bispo D. Manuel Clemente, vieram trazer “uma lufada de ar fresco” ao cristianismo e para Luciano Lagoa este foi “um ano de dinamismo muito interessante”.

Na Trofa e mais concretamente na freguesia de S. Martinho de Bougado este “foi um ano de renovação”. Nas obras da Igreja Nova “já foram gastos quase 100 mil euros”, que foram angariados, recorrendo a ajudas um pouco por todo o concelho, mas o pároco vai avançar para a concretização de outra obra que considera “necessária”: “Vamos agora começar a obra do telhado da Igreja, que foi adjudicada a uma firma da zona, vamos gastar à volta de 60 mil euros a mais”.

Existem também outros projectos futuros, como o restauro da Capela de Nossa Senhora das Dores, para o qual estão “a tentar arranjar fundos” e as obras na Igreja Matriz, “também em estudo”. “Estamos à espera, porque não temos tido apoio do Estado, candidatámo-nos a alguns programas de apoio mas ainda não temos financiamento”, explicou.

Luciano Lagoa orgulha-se ainda de ter inaugurado, em Novembro de 2009, a Creche do Lar Padre Joaquim Ribeiro. “Estamos já a trabalhar no avanço do projecto para o Jardim-de-Infância, para criar uma ou duas salas. Temos o acordo da DREN (Direcção Regional de Educação Norte) e estamos a avançar com alguma pujança”, adiantou.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...