quant
Fique ligado

Edição 669

No Pó dos Arquivos: Aniversários no mês de Maio

Avatar

Publicado

em

34.º aniversário da vila da Trofa
Elevação de Trofa a vila: no dia 16 de Maio de 1984, a Assembleia da República decretou: “A povoação de Trofa, no concelho de Santo Tirso, é elevada à categoria de vila.”

25.º aniversário da cidade da Trofa
Elevação da vila da Trofa à categoria de cidade: no dia 27 de Maio de 1993, a Assembleia da República decretou: “A vila da Trofa, do concelho de Santo Tirso, é elevada à categoria de cidade.”
A propósito, refira-se a existência de documentação que comprova a tentativa de recolha, por parte do governo, de fundamentos para a criação de vila da Trofa, cinquenta anos antes da data que hoje evocamos.
Com a data de 31 de Agosto de 1933, o Ofício n.º 128, da 1.ª Repartição do Governo Civil do Porto, enviado à Câmara Municipal de Santo Tirso: “Exmo Sr. Presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal do concelho de Santo Tirso: Por indicação superior rogo a V. Ex.ª se digne fornecer a este Governo Civil quaisquer elementos que possam fundamentar a elevação à categoria de Vila do núcleo central da freguesia de S. Martinho de Bougado, desse concelho, e bem assim por que povoações é constituído esse núcleo.” (Arquivo Municipal de Santo Tirso. Correspondência recebida. N.os 1136 e 1256)
Este Ofício mereceu o seguinte despacho: “Inteirada, informando o Senhor Presidente ter pedido à Junta interessada as informações necessárias para a resposta.” (Actas da Câmara Municipal de Santo Tirso. Livro 32 – 1931 a 1934 –, Sessão de 27 de Setembro de 1933)
O extracto da Junta de Freguesia de São Martinho de Bougado, do teor seguinte: “Aos dez dias do mês de Agosto do ano de mil novecentos e trinta e três, n’esta freguesia de S. Martinho de Bougado, Concelho de Santo Tirso, e na sala das sessões da C. A. da junta de paroquia Civil onde se encontrava a mesma reunida sob a presidencia do Cidadão Dr. Serafim Lima, foi pelo mesmo declarada aberta a sessão eram quinze horas sendo lida e aprovada a acta da sessão anterior e passando-se ao expediente foi apresentado pela presidencia um ofício do presidente da Camara de Santo Tirso acompanhado de uma cópia de um ofício do Snr. Governador Civil do Porto, requisitando por intermedio da Exma Camara quaisquer elementos que possam influir na elevação de categoria de vila o nucleo central d’esta freguesia, ficando em consideração. (Actas da Junta de Freguesia de São Martinho de Bougado. Livro n.º 3 – 20/9/1925 a 10/12/1944 –, fls. 130 e 130 v).

Publicidade
Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...