quant
Fique ligado

Ano 2010

NIELLO DESIDERIO´S QUARTETTO FURIOSO no concerto de abertura

Avatar

Publicado

em

festivalguitarra

festivalguitarra 

É já na próxima sexta-feira, dia 7 de Maio, que se inicia oficialmente a 17ª edição do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso (FIGST). Proveniente de Itália, o Aniello Desiderio´s Quartetto Furioso dará o primeiro dos seis concertos que integram a edição 2010 deste evento anual de Santo Tirso que se prolonga até ao dia 28 do corrente mês. Este primeiro concerto decorre na próxima sexta-feira, às 21h45, no Auditório Padre António Vieira (INA), Caldas da Saúde, Freguesia de Areias.

 

Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso há 17 anos, o Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso é um ícone cultural que reúne alguns dos melhores artistas nacionais e internacionais. Itália, Perú, Rússia, Portugal, Bósnia e EUA são os países de origem dos artistas que vão integrar o programa do XVII Festival Internacional de Guitarra. Para além dos seis concertos, o programa integra ainda um curso de guitarra clássica, sempre com a participação de alguns dos maiores talentos da guitarra mundial.

 Nascido em Nápoles em 1971, Aniello Desiderio começou por estudar guitarra clássica aos 6 anos com os mestres Pietro Piscitelli, Bruno D´Amario e Stefano Aruta. Foi formado com honras pela Alexendria´s Vivaldi Conservatory. Aclamado pelos críticos como “criança prodígio”, planeou o seu primeiro concerto com apenas oito anos.

Nos anos 80 e 90, ganhou oito primeiros prémios em competições nacionais e internacionais. Em 1989, Aniello lança-se numa carreira internacional através do Volos Internacional Festival (Grécia), seguindo-se concertos a solo nos locais mais prestigiados do mundo da guitarra. Em 1996, fez a sua estreia em Nova Yorque, na Manhattan School of Music. Em 1999, a rede de televisão alemã BR/ARD produziu um documentário de 45 minutos sobre Aniello. Também em 1999, recebeu o prémio de artista residente da rádio alemã DLF e do Bremen Music Festival, que compartilhou com o violinista Gidon Kremer.

Aniello Desiderio foi o fundador do grupo de câmara Passione Napoletana, juntamente com Gennaro Desiderio e Gaetano Desiderio, assim como o Tango Passion, composto pelo conhecido bandoneonista uruguaio Rómulo Larrea e pela cantora argentina Verónica Larc. Desde 2005 que faz parte do corpo docente da Klobenz Internacional Music Academy (Alemanha).

 Em 2009, criou o seu último projecto Aniello Desiderio´s Quartetto Furioso, guitarra, violino, piano e percussão, gravando o seu primeiro álbum intitulado “4 and 4 Seasons Piazzola&Vivaldi” produzido pela prestigiada editora discográfica TERMIDOR, tendo recolhido sucesso por parte da crítica mundial, em mais de 50 periódicos de todo o mundo, e tendo sido nomeado para os Grammy Awards 2010.

 O Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso (FIGST) é um ícone da cultura nacional e, este ano, volta a proporcionar alguns momentos musicais de grande qualidade. Aniello Desiderio´s Quartetto Furioso (Itália), Jorge Caballero (Peru), Alexey Arkhipovsky (Rússia), Júlio Guerreiro (Portugal), Denis Azabagic (Bósnia) e Hopkinson Smith (EUA) são os nomes dos artistas que vão conduzir os espectáculos que preenchem este programa. Nesta edição de 2010 – dedicada às “transcrições para guitarra”, ou seja, obras originalmente feitas para outros instrumentos musicais mas que foram transcritas para guitarra, transformando-se em obras reconhecidas mundialmente – os destaques vão naturalmente para dois dos expoentes mundiais Hopkinson Smith (alaúde e vihuela) e Alexey Arkhipovsky (balalaika).

 O Festival Internacional de Guitarra teve início em Santo Tirso, no ano de 1994 e, desde então, tem sido promovido anualmente pela Câmara Municipal de Santo Tirso, com o apoio artístico da ARTAVE. São 17 anos dedicados a um encontro de cultura e arte que reúne alguns dos melhores artistas internacionais.

Publicidade

 Programa:

 7 de Maio

Aniello Desiderio´s Quartetto Furioso (Itália) – Guitarra clássica, violino, piano e percussão

Auditório Padre António Vieira, Caldas da Saúde/21h45

 

14 de Maio

Jorge Caballero (Perú) – Guitarra clássica

Auditório Padre António Vieira, Caldas da Saúde/21h30

 

15 de Maio

Publicidade

Alexey Arkhipovsky (Rússia) – Novas expressões/Balalaika

Auditório Eng.º Eurico de Melo, Santo Tirso/21h30

 

21 de Maio

Júlio Guerreiro (Portugal) – Guitarra clássica

Auditório da Biblioteca Municipal, Santo Tirso/21h30

 

22 de Maio

Denis Azabagic (Bósnia) – Guitarra clássica

Auditório da Biblioteca Municipal, Santo Tirso/21h30

Publicidade

 

28 de Maio

Hopkinson Smith (EUA) – Alaúde e Vihuela

Auditório do Centro Cultural, Vila das Aves/21h30

 No dia 22 de Maio, entre as 10 e as 13 horas decorrerá um Master-Class em Guitarra (Auditório Museu Municipal Abade Pedrosa, Santo Tirso) sob coordenação do guitarrista bósnio Denis Azabagic.

NB: Os bilhetes para os concertos custam 7,5 euros, exceptuando os de abertura e encerramento que custam 10 euros. Os utentes com “cartão jovem” e com “cartão + vida” tem desconto de 50% nos bilhetes.

Para mais informações consulte o sitio da Câmara Municipal de Santo Tirso www.cm-stirso.pt no link da “cultura” (festival de guitarra).

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...