quant
Fique ligado

Edição 587

Nadadora-salvadora ferida ao tentar salvar banhista

Avatar

Publicado

em

A manhã do primeiro dia de setembro foi fatídica para uma cidadã espanhola, de 32 anos, que se encontrava na praia dos Banhos, em Vila do Conde. Na prestação de socorro esteve Susana Cruz, nadadora-salvadora trofense, que sofreu ferimentos ligeiros.

A trofense Susana Cruz, nadadora-salvadora na praia Olinda e bombeira da corporação da Trofa, tudo fez para ajudar a mulher, que acabou por falecer no local. A jovem, que o ano passado foi campeã nacional na prova de estafeta em prancha, contou ao jornal O Notícias da Trofa que se encontrava na zona de vigilância, na praia Olinda, e quando olhou para o lado esquerdo apercebeu-se de que o nadador-salvador da praia dos Banhos lhe fazia um sinal. “Quando olhei para o mar vi uma senhora a pedir socorro”, explicou Susana Cruz. “Entramos os dois no mar, ele chegou primeiro à vítima, que agarrou a boia. Eu cheguei e falei com a vítima, que esteve sempre consciente e colaborante”, descreveu a nadadora-salvadora. Mas o mar, que tem tanto de serenidade como de agitação, não colaborou. “Estávamos sempre a levar com ondas, tentamos nadar para fora, mas era impossível porque o mar levava-nos para dentro. Andávamos sempre contra as rochas”, continuou a trofense. Ainda tentaram um segundo meio de salvamento, a vara. “O nadador-salvador agarrou primeiro. Eu fiquei sempre com a vítima e ele saiu para terra. Depois tínhamos outra vez a vara de salvamento mas ela partiu-se. Foram buscar outro meio de salvamento, a boia circular, nós agarramo-la, mas a senhora disse-me que já não conseguia mais”, relatou Susana Cruz, que ainda fez insuflações para ver se a vítima reagia, mas esta “esteve cerca de dois minutos com a cabeça debaixo de água” e uma onda arrastou-os “para cima das rochas”. Susana Cruz adiantou ao NT que sofreu apenas “ferimentos ligeiros”, mas acabou por ser transportada para o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim-Vila do Conde, permanecendo internada até ao fim da tarde. “Não parti nada. Só estive em repouso, porque tinha as hemoglobinas baixas”, contou a nadadora-salvadora trofense, que já se encontra recuperada.
As condições do mar e o facto de se tratar de uma mulher com mais de cem quilos de peso não facilitou a operação de socorro e a senhora de nacionalidade espanhola acabou por falecer no local.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...