quant
Fique ligado

Ano 2010

Na procura de “harmonia interior e equilíbrio”

Avatar

Publicado

em

O Dojo Murakami Muro/Trofa foi palco de uma aula, que serviu para assinalar o 8º Encontro Nacional de Karate.

José Patrão, da Associação Shotokai de Portugal, ia dando conselhos e corrigindo posturas à medida que a aula avançava. No Dojo Murakami, no Muro, ao final da tarde de sábado durante o 8º Encontro Nacional de Karate, a aprendizagem começou logo no aquecimento, com José Patrão a rectificar as formas de preparar o corpo para aula e para os movimentos rápidos que o karate implica.

Publicidade

O karate-Do shotokai é a “forma original” de karate-Do, que se destacava por ” não ser competitivo nem desportivo”, embora começasse por ser um “meio de auto-defesa”. “Era uma arte de desenvolvimento pessoal e de procura de bem-estar físico e mental. Depois de uma certa graduação, devemos procurar uma certa harmonia interior e equilíbrio.”, afirmou José Patrão, 5º dan da modalidade. Para além da prática desportiva, o karate-Do shotokai pretende também desenvolver o “cultivo do relacionamento e da amizade”.

Patrão e outros mestres vieram de Lisboa para o Porto para fazer exames médicos e a deslocação foi aproveitada por Arlindo Ferreira, mestre do Dojo do Muro, para organizar o 8º Encontro Nacional de Karate, com o objectivo de “conviver e aprender”. A iniciativa decorreu no Ginásio da Associação Recreativa Juventude do Muro, onde os cerca de 15 alunos do Dojo treinam semanalmente. Nos dias que correm, “a situação financeira e social das pessoas” não permite que todos os interessados possam inscrever-se e praticar karate, mas, ainda assim, Arlindo Ferreira garante que “existe muita gente a pedir informações e a procurar o Dojo”.

“Para a próxima”, o mestre espera organizar um estágio de fim-de-semana, onde os seus alunos possam aprender ainda mais.

Para além do karate, o ginásio acolhe ainda aulas de ginástica feminina, todas as segundas e quintas-feiras, entre as 18.30 e as 19.30 horas, para alunos a partir dos sete anos.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...