O Colégio A Torre dos Pequeninos levou a cabo o último encontro, deste ano letivo, da iniciativa “Na escolinha com os meus avós”, no dia 23 de maio.

“É a terceira vez que participo neste tipo de iniciativas e será sempre um prazer continuar a participar, pois julgo ser esta uma excelente forma de aproximar os avós dos netos”. Os avós do Guilherme (sala 4) e do Marco (sala 2) fizeram parte do lote de “mais de 250” que, este ano, participou no projeto “Na escolinha com os meus avós”, que já conta com”11 anos de existência”.

O projeta tem como objetivo “proporcionar um encontro entre avós e netos, desde a Creche até ao Jardim Infância, num momento muito especial, enriquecido pela partilha do espaço, dos saberes e afetos. Para Amílcar Sousa, diretor executivo da instituição, “é muito motivador e também um sinal de esperança ver reunidos em redor das nossas crianças dezenas de avós, num dia de semana”. “Temas como envolvimento e responsabilização ativa das famílias, exigência, rigor, valorização do esforço e do trabalho, desenvolvimento do sentido crítico, intervenção precoce são, desde sempre, áreas estruturais e sobre as quais trabalhamos todos os dias. Nesse sentido entendemos que os avós possuem um património e um papel inigualável neste processo de transmissão de valores”, adiantou, declarando que com este projeto pretende “dar um sinal dessa intencionalidade e desse envolvimento”.

Contudo, o diretor executivo assegura que “só com famílias muito esclarecidas e comprometidas com a educação dos filhos é que é possível levar a cabo iniciativas desta ‘dimensão'”. “Estas crianças encontraram no Colégio A Torre dos Pequeninos e nas respetivas famílias uma base de formação que lhes permitirá desenvolver um percurso académico e pessoal, muito para além da mediocridade que domina o nosso sistema educativo”, conclui.