quant
Fique ligado

Ano 2011

Música, gastronomia e religião para honrar S. Gonçalo

Avatar

Publicado

em


Festa em honra de S. Gonçalo, este ano, celebra-se nos dias 28, 29, 30 e 31 de Janeiro. Comissão de Festas espera muitos romeiros.

À falta de covelenses para formar a Comissão das festas em honra de S. Gonçalo, Valdemar Macedo, Xavier Monteiro, Miguel Fernandes, José Castro, Joaquim Assunção, José Correia e Luís Gomes decidiram pôr mãos à obra.

“Esta é uma festa tradicional, centenária e anualmente recebemos muitos romeiros. Este ano como a festa foi adiada por causa das eleições, poderá não haver tanta afluência, mas esperamos ver muitos peregrinos”, explicou Luís Gomes, um dos membros da comissão. A festa, ao contrário dos outros anos, decorrerá entre os dias 28 e 31 de Janeiro.

No que toca à tradição, nem só os espectáculos musicais e os festejos religiosos atraem todos os anos pessoas do concelho da Trofa e dos limítrofes. De acordo com esta Comissão de Festas, não pode esquecer-se as casas típicas que servem os enchidos e o vinho: “As pessoas não vêm só para rezar, mas também para se deliciarem com a gastronomia da zona”.

Mas para que a festa se concretize, para além dos peditórios pelas empresas e casas da região, os elementos desta comissão decidiram organizar jantares-convívio, com os pratos típicos da região e animação à descrição. “Nestes não houve grandes gastos, apenas lucros”, graças também às esposas dos sete elementos que andaram “de roda dos tachos” a preparar as iniciativas.

E porque “grão a grão enche a galinha o papo”, Luís Gomes garante que a comissão cumpriu os objectivos e “está de parabéns”. “Agora só precisamos que S. Pedro nos ajude”, reiterou. Os membros aproveitaram ainda para “agradecer a todos os patrocinadores”.

A festa será “como manda a tradição”: não faltarão as Eucaristias em honra de S. Gonçalo, a procissão e a entrada da Banda de Música de Lousada, no domingo, 30 de Janeiro, altura em que a maioria dos romeiros caminha até esta terra. O especial destaque vai também para a noite de sábado, 29 de Janeiro, onde se espera um espectáculo com o Grupo Musical “Kapittal” e uma grandiosa sessão de fogo-de-artifício.

Continuar a ler...
Publicidade

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...